Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39585
Share on
Title: | Implicações do uso de situação-problema como proposta didática para o ensino-aprendizagem de química no ensino médio. |
Authors: | SILVA, Ingrine Shérida da |
Keywords: | Química - Estudo e ensino; Aprendizagem baseada em problemas; Ensino médio |
Issue Date: | 12-Jul-2016 |
Citation: | SILVA, Ingrine Shérida da. Implicações do uso de situação-problema como proposta didática para o ensino-aprendizagem de química no ensino médio. Caruaru: O Autor, 2016. |
Abstract: | O presente estudo, de natureza qualitativa, consistiu em analisar implicações da utilização de situação-problema no processo de ensino-aprendizagem de Química de um grupo de estudantes do ensino médio. Para tal identificação, apoiamo-nos na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Quanto à metodologia, foi utilizada uma sequência didática em que uma situação-problema norteou as ações, onde os estudantes articularam conceitos químicos para compreensão de um contexto. Como instrumentos de pesquisa, utilizou-se entrevista semiestruturada com o grupo de estudantes, antes e após a intervenção, e observação não participante. Para apreciação dos dados obtidos, foi utilizada a proposta de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin, cujos dados coletados foram submetidos à categorização e a inferência. A análise dos dados evidenciaram contribuições significativas da utilização do recurso didático, considerando a ampliação da compreensão dos estudantes, a partir do fenômeno estudado, demonstrando a provável ocorrência de assimilação de novas informações, apresentadas durante a intervenção, e os aspectos relevantes das estruturas de conhecimento dos estudantes, caracterizando uma aprendizagem significativa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39585 |
Appears in Collections: | TCC - Química - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Ingrine Shérida da.pdf | 779,12 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License