Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39585

Compartilhe esta página

Título: Implicações do uso de situação-problema como proposta didática para o ensino-aprendizagem de química no ensino médio.
Autor(es): SILVA, Ingrine Shérida da
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Aprendizagem baseada em problemas; Ensino médio
Data do documento: 12-Jul-2016
Citação: SILVA, Ingrine Shérida da. Implicações do uso de situação-problema como proposta didática para o ensino-aprendizagem de química no ensino médio. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: O presente estudo, de natureza qualitativa, consistiu em analisar implicações da utilização de situação-problema no processo de ensino-aprendizagem de Química de um grupo de estudantes do ensino médio. Para tal identificação, apoiamo-nos na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Quanto à metodologia, foi utilizada uma sequência didática em que uma situação-problema norteou as ações, onde os estudantes articularam conceitos químicos para compreensão de um contexto. Como instrumentos de pesquisa, utilizou-se entrevista semiestruturada com o grupo de estudantes, antes e após a intervenção, e observação não participante. Para apreciação dos dados obtidos, foi utilizada a proposta de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin, cujos dados coletados foram submetidos à categorização e a inferência. A análise dos dados evidenciaram contribuições significativas da utilização do recurso didático, considerando a ampliação da compreensão dos estudantes, a partir do fenômeno estudado, demonstrando a provável ocorrência de assimilação de novas informações, apresentadas durante a intervenção, e os aspectos relevantes das estruturas de conhecimento dos estudantes, caracterizando uma aprendizagem significativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39585
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Ingrine Shérida da.pdf779,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons