Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39631
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANJOS, Jose Ayron Lira dos | - |
dc.contributor.author | BATISTA, Emmanuel César Silva Marinho | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-08T00:48:01Z | - |
dc.date.available | 2021-04-08T00:48:01Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-24 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-07 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Emmanuel César Silva Marinho. Concepções que influenciam a (não) utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs) por professores do município de Belo Jardim - PE. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39631 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo consiste em investigar as concepções dos professores sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em algumas escolas do município de Belo Jardim-PE investigando o motivo da utilização ou não dos recursos tecnológicos pelos professores. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza mista (quantitativos, qualitativos e de caráter exploratório) voltada a constituir um entendimento sobre o perfil do quadro docente investigado e a relação desse perfil com o uso ou não das TICs no ensino. Para isso utilizamos como instrumentos de pesquisa questionários semiestruturados aplicados a professores do ensino básico de escolas públicas e particulares do município de Belo Jardim no agreste pernambucano. As respostas foram analisadas segundo o método de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin evidenciando contribuições contidas na pesquisa. Nos dados, ocorreu existência de professores que independentemente da idade ou do ano de formatura utilizam a recursos tecnológicos e redes sociais fora do ambiente escolar, e na escola. Os professores relataram como dificuldades deficiência na infraestrutura (equipamentos e espaços), e mesmo em escolas que possuem computadores e acesso à internet o acesso é restritivo aos docentes impedindo a autonomia do aluno em processos de pesquisa o que limita a potencialidade do recurso. Os professores também apontam a necessidade de uma constante formação quanto ao caráter metodológico do uso do recurso e o tempo para planejamento de atividades, pontos estes que se atrelam a organização escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 52p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação - Belo Jardim (PE) | pt_BR |
dc.subject | Escolas municipais | pt_BR |
dc.title | Concepções que influenciam a (não) utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs) por professores do município de Belo Jardim - PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8164201A6 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769854P4 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper consists of investigating teachers' conceptions about the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in some schools in the city of Belo Jardim-PE investigating the reason for the use or not of the technological resources by the teachers. Therefore, we carried out a research of mixed nature (quantitative, qualitative and exploratory) aimed at forming an understanding of the profile of the teaching staff investigated and the relation of this profile to the use of ICTs in teaching. To this end, we used as research instruments semi structured questionnaires applied to primary school teachers of public and private schools in the city of Belo Jardim in the Agreste of Pernambuco. The responses were analyzed according to the content analysis method from Bardin's perspective, evidencing contributions contained in the research. In the data, there were teachers who, irrespective of age or graduation year, use technological resources and sociais networks outside the school environment, and at school. The teachers reported as difficulties deficiencies in infrastructure (equipment and spaces), and even in schools that have Computers and access to the Internet, access is restrictive to teachers, preventing student autonomy in research processes, which limits the potential of the resource. Teachers also point out the need for constant formation regarding the methodological nature of the use of the resource and the time for planning activities, which are linked to the school organization. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BATISTA, Emmanuel César Silva Marinho.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons