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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANJOS, Jose Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorBATISTA, Emmanuel César Silva Marinho-
dc.date.accessioned2021-04-08T00:48:01Z-
dc.date.available2021-04-08T00:48:01Z-
dc.date.issued2017-07-24-
dc.date.submitted2021-04-07-
dc.identifier.citationBATISTA, Emmanuel César Silva Marinho. Concepções que influenciam a (não) utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs) por professores do município de Belo Jardim - PE. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39631-
dc.description.abstractO presente estudo consiste em investigar as concepções dos professores sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em algumas escolas do município de Belo Jardim-PE investigando o motivo da utilização ou não dos recursos tecnológicos pelos professores. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza mista (quantitativos, qualitativos e de caráter exploratório) voltada a constituir um entendimento sobre o perfil do quadro docente investigado e a relação desse perfil com o uso ou não das TICs no ensino. Para isso utilizamos como instrumentos de pesquisa questionários semiestruturados aplicados a professores do ensino básico de escolas públicas e particulares do município de Belo Jardim no agreste pernambucano. As respostas foram analisadas segundo o método de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin evidenciando contribuições contidas na pesquisa. Nos dados, ocorreu existência de professores que independentemente da idade ou do ano de formatura utilizam a recursos tecnológicos e redes sociais fora do ambiente escolar, e na escola. Os professores relataram como dificuldades deficiência na infraestrutura (equipamentos e espaços), e mesmo em escolas que possuem computadores e acesso à internet o acesso é restritivo aos docentes impedindo a autonomia do aluno em processos de pesquisa o que limita a potencialidade do recurso. Os professores também apontam a necessidade de uma constante formação quanto ao caráter metodológico do uso do recurso e o tempo para planejamento de atividades, pontos estes que se atrelam a organização escolar.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formação - Belo Jardim (PE)pt_BR
dc.subjectEscolas municipaispt_BR
dc.titleConcepções que influenciam a (não) utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs) por professores do município de Belo Jardim - PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8164201A6pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769854P4pt_BR
dc.description.abstractxThis paper consists of investigating teachers' conceptions about the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in some schools in the city of Belo Jardim-PE investigating the reason for the use or not of the technological resources by the teachers. Therefore, we carried out a research of mixed nature (quantitative, qualitative and exploratory) aimed at forming an understanding of the profile of the teaching staff investigated and the relation of this profile to the use of ICTs in teaching. To this end, we used as research instruments semi structured questionnaires applied to primary school teachers of public and private schools in the city of Belo Jardim in the Agreste of Pernambuco. The responses were analyzed according to the content analysis method from Bardin's perspective, evidencing contributions contained in the research. In the data, there were teachers who, irrespective of age or graduation year, use technological resources and sociais networks outside the school environment, and at school. The teachers reported as difficulties deficiencies in infrastructure (equipment and spaces), and even in schools that have Computers and access to the Internet, access is restrictive to teachers, preventing student autonomy in research processes, which limits the potential of the resource. Teachers also point out the need for constant formation regarding the methodological nature of the use of the resource and the time for planning activities, which are linked to the school organization.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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