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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39631

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Title: Concepções que influenciam a (não) utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs) por professores do município de Belo Jardim - PE.
Authors: BATISTA, Emmanuel César Silva Marinho
Keywords: Tecnologia da informação; Professores - Formação - Belo Jardim (PE); Escolas municipais
Issue Date: 24-Jul-2017
Citation: BATISTA, Emmanuel César Silva Marinho. Concepções que influenciam a (não) utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs) por professores do município de Belo Jardim - PE. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: O presente estudo consiste em investigar as concepções dos professores sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em algumas escolas do município de Belo Jardim-PE investigando o motivo da utilização ou não dos recursos tecnológicos pelos professores. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza mista (quantitativos, qualitativos e de caráter exploratório) voltada a constituir um entendimento sobre o perfil do quadro docente investigado e a relação desse perfil com o uso ou não das TICs no ensino. Para isso utilizamos como instrumentos de pesquisa questionários semiestruturados aplicados a professores do ensino básico de escolas públicas e particulares do município de Belo Jardim no agreste pernambucano. As respostas foram analisadas segundo o método de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin evidenciando contribuições contidas na pesquisa. Nos dados, ocorreu existência de professores que independentemente da idade ou do ano de formatura utilizam a recursos tecnológicos e redes sociais fora do ambiente escolar, e na escola. Os professores relataram como dificuldades deficiência na infraestrutura (equipamentos e espaços), e mesmo em escolas que possuem computadores e acesso à internet o acesso é restritivo aos docentes impedindo a autonomia do aluno em processos de pesquisa o que limita a potencialidade do recurso. Os professores também apontam a necessidade de uma constante formação quanto ao caráter metodológico do uso do recurso e o tempo para planejamento de atividades, pontos estes que se atrelam a organização escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39631
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

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