Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39634
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Ricardo Lima | - |
dc.contributor.author | COUTO, Naira Monaliza Cabral | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-08T03:12:59Z | - |
dc.date.available | 2021-04-08T03:12:59Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-10 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-08 | - |
dc.identifier.citation | COUTO, Naira Monaliza Cabral. As contribuições de uma abordagem CTS na temática de drogas. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39634 | - |
dc.description.abstract | Pressupostos teóricos defendem novas metodologias como ferramentas indispensáveis que contribuem para o processo de ensino aprendizagem. Uma destas metodologias são as abordagens por temas sociais, que tem como objetivo significar o ensino de ciências à a partir do contexto social do aluno questões da Ciência, tecnologia e sociedade. Assumiu-se, então, um caminho que tentasse discutir de que forma uma proposta de discussão na temática de drogas poderia auxiliar na formação do aluno enquanto cidadão. À luz desta proposta, foi possível identificar possíveis mudanças de significação da temática drogas nos alunos, e comparar se suas ações são reflexos de suas experiências. Estas observações e discussões foram feitas mediante um questionário realizado com os alunos individualmente. Em seguida, foi realizada a intervenção e então aplicada uma situação problema discutida em grupo com o objetivo de um diálogo e sistematização da discussão, tendo por fim uma entrevista com a professora que ministra a disciplina de química, para observar as inter-relações das percepções dos alunos com a da professora. Foi perceptível a relação feita pelos alunos dos saberes escolares à compreensão da problemática drogas como sendo consequência de suas vivências, tanto na sociedade quanto na escola, mostrando que os estudantes podem ser flexíveis a mudanças de atitudes a depender da forma como as temáticas são discutidas e apresentadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 41p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Drogas | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.title | As contribuições de uma abordagem CTS na temática de drogas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8943721E1 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767888J9 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Theoretical assumptions advocate new methodologies as indispensable tools that contribute to the process of teaching learning. One of these methodologies are the approaches by social themes, which aims to mean the teaching of science to from the social context of the student issues of Science, technology and society. A path was then taken that attempted to discuss how a proposed discussion on drug issues could assist in the training of the student as a citizen. In light of this proposal, it was possible to identify possible changes in the meaning of drugs in students, and to compare if their actions are reflective of their experiences. These observations and discussions were made through a questionnaire carried out with the individual students. Then, the intervention was performed and then applied a problem situation discussed in a group with the purpose of a dialogue and systematization of the discussion, aiming at an interview with the teacher who teaches the discipline of chemistry, to observe the interrelationships of perceptions of the students with that of the teacher. It was perceptible the relation made by students of school knowledge to the understanding of problematic drugs as a consequence of their experiences, both in society and in school, showing that students can be flexible to changes in attitudes depending on the way the subjects are discussed and Presented. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
COUTO, Naira Monaliza Cabral.pdf | 847,09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons