Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39634

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorCOUTO, Naira Monaliza Cabral-
dc.date.accessioned2021-04-08T03:12:59Z-
dc.date.available2021-04-08T03:12:59Z-
dc.date.issued2017-01-10-
dc.date.submitted2021-04-08-
dc.identifier.citationCOUTO, Naira Monaliza Cabral. As contribuições de uma abordagem CTS na temática de drogas. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39634-
dc.description.abstractPressupostos teóricos defendem novas metodologias como ferramentas indispensáveis que contribuem para o processo de ensino aprendizagem. Uma destas metodologias são as abordagens por temas sociais, que tem como objetivo significar o ensino de ciências à a partir do contexto social do aluno questões da Ciência, tecnologia e sociedade. Assumiu-se, então, um caminho que tentasse discutir de que forma uma proposta de discussão na temática de drogas poderia auxiliar na formação do aluno enquanto cidadão. À luz desta proposta, foi possível identificar possíveis mudanças de significação da temática drogas nos alunos, e comparar se suas ações são reflexos de suas experiências. Estas observações e discussões foram feitas mediante um questionário realizado com os alunos individualmente. Em seguida, foi realizada a intervenção e então aplicada uma situação problema discutida em grupo com o objetivo de um diálogo e sistematização da discussão, tendo por fim uma entrevista com a professora que ministra a disciplina de química, para observar as inter-relações das percepções dos alunos com a da professora. Foi perceptível a relação feita pelos alunos dos saberes escolares à compreensão da problemática drogas como sendo consequência de suas vivências, tanto na sociedade quanto na escola, mostrando que os estudantes podem ser flexíveis a mudanças de atitudes a depender da forma como as temáticas são discutidas e apresentadas.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDrogaspt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleAs contribuições de uma abordagem CTS na temática de drogas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8943721E1pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767888J9pt_BR
dc.description.abstractxTheoretical assumptions advocate new methodologies as indispensable tools that contribute to the process of teaching learning. One of these methodologies are the approaches by social themes, which aims to mean the teaching of science to from the social context of the student issues of Science, technology and society. A path was then taken that attempted to discuss how a proposed discussion on drug issues could assist in the training of the student as a citizen. In light of this proposal, it was possible to identify possible changes in the meaning of drugs in students, and to compare if their actions are reflective of their experiences. These observations and discussions were made through a questionnaire carried out with the individual students. Then, the intervention was performed and then applied a problem situation discussed in a group with the purpose of a dialogue and systematization of the discussion, aiming at an interview with the teacher who teaches the discipline of chemistry, to observe the interrelationships of perceptions of the students with that of the teacher. It was perceptible the relation made by students of school knowledge to the understanding of problematic drugs as a consequence of their experiences, both in society and in school, showing that students can be flexible to changes in attitudes depending on the way the subjects are discussed and Presented.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
COUTO, Naira Monaliza Cabral.pdf847,09 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons