Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39634

Share on

Title: As contribuições de uma abordagem CTS na temática de drogas.
Authors: COUTO, Naira Monaliza Cabral
Keywords: Química - Estudo e ensino; Drogas; Cidadania
Issue Date: 10-Jan-2017
Citation: COUTO, Naira Monaliza Cabral. As contribuições de uma abordagem CTS na temática de drogas. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Pressupostos teóricos defendem novas metodologias como ferramentas indispensáveis que contribuem para o processo de ensino aprendizagem. Uma destas metodologias são as abordagens por temas sociais, que tem como objetivo significar o ensino de ciências à a partir do contexto social do aluno questões da Ciência, tecnologia e sociedade. Assumiu-se, então, um caminho que tentasse discutir de que forma uma proposta de discussão na temática de drogas poderia auxiliar na formação do aluno enquanto cidadão. À luz desta proposta, foi possível identificar possíveis mudanças de significação da temática drogas nos alunos, e comparar se suas ações são reflexos de suas experiências. Estas observações e discussões foram feitas mediante um questionário realizado com os alunos individualmente. Em seguida, foi realizada a intervenção e então aplicada uma situação problema discutida em grupo com o objetivo de um diálogo e sistematização da discussão, tendo por fim uma entrevista com a professora que ministra a disciplina de química, para observar as inter-relações das percepções dos alunos com a da professora. Foi perceptível a relação feita pelos alunos dos saberes escolares à compreensão da problemática drogas como sendo consequência de suas vivências, tanto na sociedade quanto na escola, mostrando que os estudantes podem ser flexíveis a mudanças de atitudes a depender da forma como as temáticas são discutidas e apresentadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39634
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COUTO, Naira Monaliza Cabral.pdf847,09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons