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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40167
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Título : | Estudo sobre a metodologia abordada em aulas de química orgânica experimental em um curso de licenciatura em química. |
Autor : | ARAÚJO, Paloma Lourenço Silveira de |
Palabras clave : | Química orgânica; Química - Experiências; Professores - Formação; Química ambiental |
Fecha de publicación : | 6-dic-2018 |
Citación : | ARAÚJO, Paloma Lourenço Silveira de. Estudo sobre a metodologia abordada em aulas de química orgânica experimental em um curso de licenciatura em química. Caruaru: O Autor, 2018. |
Resumen : | A experimentação é um conceito fundamental no ensino de ciências. As aulas experimentais fazem parte do ensino de química em todas as áreas, sendo fundamentais para a compreensão do que é visto nas disciplinas teóricas. No ensino da química orgânica, durante muito tempo os experimentos utilizados nas aulas tinham a finalidade de ensinar técnicas laboratoriais ou demonstrar algum conceito. E nisso, o processo de experimentação na aula apenas consistia em uma reprodução quase mecânica das etapas propostas no roteiro, onde o aluno tinha apenas que seguir o que estava determinado. Além disso, muitos dos experimentos propostos para a química orgânica não estão associados ao cotidiano do estudante, sem um contexto para que seu aprendizado possa ser efetivado. Agrava-se ainda quando se imagina que os roteiros tradicionais das aulas experimentais, trazem substâncias tóxicas e muitas vezes geram resíduos nocivos ao meio ambiente. Metodologias diferenciadas começaram a surgir a fim de resolver (ou minimizar) esses problemas, ao trazer a experimentação no ensino alinhada com a contextualização, onde o estudante pode enxergar na prática elementos do seu dia a dia, e consequentemente, reduzindo o impacto nocivo ao meio ambiente, estando de acordo com os princípios da Química Verde. Este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento da percepção dos estudantes que cursaram o componente curricular de Laboratório de Química Orgânica do curso de Química – Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, em relação à proposta de uma metodologia contextualizada na disciplina. A pesquisa foi feita com estudantes que cursaram a disciplina ainda com uma metodologia majoritariamente tradicional, e com os que cursaram a disciplina empregando a metodologia contextualizada. Como resultados gerais, observou-se uma convergência nas percepções de ambos os grupos de alunos, onde entenderam as vantagens de uma aula experimental mais próxima do seu cotidiano, fazendo uso de materiais de baixo custo e com a preocupação com o ambiente. Estes pensamentos foram corroborados por professores que ensinam (ou já ensinaram) a disciplina, ressaltando a importância de uma experimentação associada à contextualização. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40167 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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