Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40217
Compartilhe esta página
Título: | Concepções de álgebra escolar no livro didático: uma análise do livro “praticando matemática”. |
Autor(es): | SANTOS, Jeremias Batista |
Palavras-chave: | Álgebra; Livros didáticos; Ensino fundamental |
Data do documento: | 2-Set-2014 |
Citação: | SANTOS, Jeremias Batista. Concepções de álgebra escolar no livro didático: uma análise do livro “praticando matemática”. Caruaru: O Autor, 2014. |
Abstract: | Considerando as experiências vividas durante o curso de Licenciatura em Matemática no Campus Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco-CAA/UFPE, propomo-nos, como trabalho de conclusão do curso, a analisar uma coleção de livros didáticos. Particularmente, a análise teve como finalidade classificar as atividades de Álgebra da coleção Praticando a Matemática. A classificação tomou como referência, em linhas gerais, a ideia de Concepções de Álgebra. Nesse contexto, discutimos os trabalhos de Fiorentini et al (1993), Usiskin (1995) e Lins e Gimenez (1997). A partir da discussão desses três trabalhos, optamos por utilizar as concepções propostas em Usiskin (1995). Entre os resultados principais verificamos que todas as concepções sugeridas por Usiskin(1995) são encontradas ao longo da coleção, entretanto observamos que algumas concepções são mais frequentes que outras na coleção. Também que por volumes alguma(s) concepção (ões) tem maior frequência. Identificamos que duas das concepções são comuns em todos os livros da coleção. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40217 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Jeremias Batista.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons