Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40217

Comparte esta pagina

Título : Concepções de álgebra escolar no livro didático: uma análise do livro “praticando matemática”.
Autor : SANTOS, Jeremias Batista
Palabras clave : Álgebra; Livros didáticos; Ensino fundamental
Fecha de publicación : 2-sep-2014
Citación : SANTOS, Jeremias Batista. Concepções de álgebra escolar no livro didático: uma análise do livro “praticando matemática”. Caruaru: O Autor, 2014.
Resumen : Considerando as experiências vividas durante o curso de Licenciatura em Matemática no Campus Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco-CAA/UFPE, propomo-nos, como trabalho de conclusão do curso, a analisar uma coleção de livros didáticos. Particularmente, a análise teve como finalidade classificar as atividades de Álgebra da coleção Praticando a Matemática. A classificação tomou como referência, em linhas gerais, a ideia de Concepções de Álgebra. Nesse contexto, discutimos os trabalhos de Fiorentini et al (1993), Usiskin (1995) e Lins e Gimenez (1997). A partir da discussão desses três trabalhos, optamos por utilizar as concepções propostas em Usiskin (1995). Entre os resultados principais verificamos que todas as concepções sugeridas por Usiskin(1995) são encontradas ao longo da coleção, entretanto observamos que algumas concepções são mais frequentes que outras na coleção. Também que por volumes alguma(s) concepção (ões) tem maior frequência. Identificamos que duas das concepções são comuns em todos os livros da coleção.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40217
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, Jeremias Batista.pdf3,15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons