Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40217

Share on

Title: Concepções de álgebra escolar no livro didático: uma análise do livro “praticando matemática”.
Authors: SANTOS, Jeremias Batista
Keywords: Álgebra; Livros didáticos; Ensino fundamental
Issue Date: 2-Sep-2014
Citation: SANTOS, Jeremias Batista. Concepções de álgebra escolar no livro didático: uma análise do livro “praticando matemática”. Caruaru: O Autor, 2014.
Abstract: Considerando as experiências vividas durante o curso de Licenciatura em Matemática no Campus Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco-CAA/UFPE, propomo-nos, como trabalho de conclusão do curso, a analisar uma coleção de livros didáticos. Particularmente, a análise teve como finalidade classificar as atividades de Álgebra da coleção Praticando a Matemática. A classificação tomou como referência, em linhas gerais, a ideia de Concepções de Álgebra. Nesse contexto, discutimos os trabalhos de Fiorentini et al (1993), Usiskin (1995) e Lins e Gimenez (1997). A partir da discussão desses três trabalhos, optamos por utilizar as concepções propostas em Usiskin (1995). Entre os resultados principais verificamos que todas as concepções sugeridas por Usiskin(1995) são encontradas ao longo da coleção, entretanto observamos que algumas concepções são mais frequentes que outras na coleção. Também que por volumes alguma(s) concepção (ões) tem maior frequência. Identificamos que duas das concepções são comuns em todos os livros da coleção.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40217
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS, Jeremias Batista.pdf3,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons