Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40349

Compartilhe esta página

Título: O papel da componente curricular análise real no currículo do curso de matemática-licenciatura do CAA/UFPE.
Autor(es): MEDEIROS, Hugo Deleon Pereira de
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Professores - Formação; Análise matemática
Data do documento: 23-Jul-2015
Citação: MEDEIROS, Hugo Deleon Pereira de. O papel da componente curricular análise real no currículo do curso de matemática-licenciatura do CAA/UFPE. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: O trabalho foi desenvolvido para atender a uma demanda dos alunos por explicações sobre o porquê de estudar determinadas disciplinas é importante para a sua formação. Assim a problemática surge diante da inquietude de muitos alunos alegando não enxergar o real propósito de cursarem as disciplinas, por eles intituladas de “matemática pura”, a exemplo da disciplina analise real, como obrigatórias para poderem se formar e lecionar no ensino básico que de acordo com eles os conteúdos da “matemática pura” não os utilizarão na sua profissão. Para elucidar esta problemática foi realizada uma busca perante textos científicos sobre a temática, “a importância da análise real para o curso de licenciatura em matemática”, dentre todos encontrados, os trabalhos de Otero-Garcia (2011) e Martins (2012) foram de grande importância, uma vez que Otero-Garcia fez um mapeamento de todas as importantes pesquisas referentes à Análise Real na formação do professor e Martins investigou qual o papel da disciplina de Análise em quatro instituições públicas de São Paulo. O procedimento metodológico utilizado foi à pesquisa de campo, na qual por meio de questionários, foram indagados aos professores do curso de Matemática-Licenciatura do CAA/UFPE, qual a importância e relevância da disciplina para o referido curso. Em fim espera-se que a pesquisa contribua para o esclarecimento dos alunos perante a importância da disciplina analise real na formação do professor de matemática, e desperte uma reflexão da necessidade de se criar uma identidade da disciplina analise real para o curso de Matemática-Licenciatura do CAA/UFPE.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40349
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEDEIROS, Hugo Deleon Pereira de.pdf138,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons