Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41138

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorVASCONCELOS, Danilo Monteiro de-
dc.date.accessioned2021-09-10T02:15:06Z-
dc.date.available2021-09-10T02:15:06Z-
dc.date.issued2016-12-05-
dc.date.submitted2021-09-09-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Danilo Monteiro de. Onde ninguém jamais esteve: o ensino de trigonometria por meio de histórias em quadrinhos. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41138-
dc.description.abstractO contexto das aulas de Matemática na Educação Básica vem sendo marcado por diversos discursos por parte dos alunos e até mesmo de professores, que apresentam a Matemática como uma área complexa, difícil e acessível apenas àqueles que possuem uma “capacidade” acima da média. As aulas, muitas vezes, não se apresentam de modo a fazer os alunos se disporem a aprender. É nessa relação que o trabalho do professor se torna extremamente importante. Sua mediação e as ferramentas utilizadas devem promover ao máximo essa disposição dos estudantes, bem como sua interação. Partindo disso, este trabalho buscou investigar o uso de uma história em quadrinhos (HQ) para o ensino e aprendizagem de Trigonometria no triângulo retângulo, partindo dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1980). Para tanto, construímos uma HQ inserida em uma sequência didática e analisamos a construção do conceito de razão trigonométrica em três perspectivas baseadas em Godino e colaboradores (2008, 2011) (epistêmico-ecológica, instrucional e cognitivo-afetiva), que mostraram que é possível pensar este recurso para o ensino de Matemática e promovê-lo como um material potencialmente significativo, de modo a concorrer para a construção do conceito de forma significativa.pt_BR
dc.format.extent98p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleOnde ninguém jamais esteve: o ensino de trigonometria por meio de histórias em quadrinhos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8186178T6&tokenCaptchar=03AGdBq26eIOhA8O9gP9LEG4Fd76AGgzSO2jAn0-ySW4HsIudii3UyTFh4Uo0fwA9V_BJMylShaiiZBQz_CnyjzZ0W20dg0V1SzGYtWIXL0fTP6iI26EY0Spf05gt-Jn8260be6PQ89DtOHxqkODyRlYNOyZnA1ZjVQKM-sCKJRB86_M5dUjgBHy-eAxPN6t153KIrA5FmgwafWrf4y5FIWgW82iJdQxiN2Ch9T-_17M6xa2dAGCfNb9guC17Y-td3gIR7UutzwQt3k8Me4cpLXV0KA7F8eutOsuRLLEXSR_z3fwcx_gAR4OHBqXc0qnHc1EaoL-qjkdvGAeH4yUNPq2M2gpuwENR4iQa0126uN8Jzdu3p4q81ehqTLHx59sm47L5TixeGRz38W-dNDbvZSuNIr08dS8Oqnp1Ua0EKFKsMv7LSIoyCNZ6kwBAh0G6fMAeEqrzH58KhFuIPTSnuZbWRP6fmQE8ARApt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4468323Y6&tokenCaptchar=03AGdBq24t4q5oianPsLocVP7N9K9ox8a089oz73VsFeW_zEbVq0G6swLSrAD1dunLGUPOCANSLYMY1O1FvApBUxIXhSNrqCac_2noR1ANSEKCsDDKMCg0SoBi0YfDjXdfYL1uGi7YMOhKjh8g2er1h-EwG-rX8X3uRI6pRn3O8GZkegzIvGJMN8YCAcotNEDsV1yunkfFeoVZjcTM4PvGOtZMPpWqb-HuzMawPovg927bl7xj5R0QQ-xB3tiuvDP5X5H7ugm5Yx7cz283RCh6-YBy7zuL6P7PjkWL5iW3Egr_-GMt4QGgZrN79C8OdcwmEYQ-Yg-UCdVB9-sCEzPqLaREURsxNSV5A1IHLfHcRbKGa5i8cv1Ja7IW5eNXCYfisRe_XPl1l_mVqcdBoe_vjAXUj-dn35-OieK6_e-jME41fYqZ2udbjSv-j5hNTnuyGW-Jw-MCDsHM04yO-nb5u3bT16FRoGGZeApt_BR
dc.description.abstractxThe context of Mathematics classes in Basic Education has been marked by several discourses on the part of students and even teachers, who present Mathematics as a complex area, difficult and accessible only to those who have an above average "capacity". Classes often do not present themselves so as to make students willing to learn. It’s in this relationship that the work of the teacher becomes extremely important. Their mediation and the tools used should maximize the students’ disposition, as well as their interaction. This work aimed to investigate the use of a comic (HQ) to the teaching and learning of Trigonometry in the triangle rectangle, starting from the assumptions of Ausubel's Theory of Meaningful Learning (1980). To do so, we constructed a HQ inserted in a didactic sequence and analyzed the construction of the concept of trigonometric reason in three perspectives based on Godino (2008, 2011) and collaborators (epistemic-ecological, instructional and cognitive-affective), which showed that it is possible to think this material for teaching mathematics and promote it as a potentially significant material, so as to compete for a meaningful construction of the concept.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VASCONCELOS, Danilo Monteiro de.pdf7,95 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons