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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41138

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Título: Onde ninguém jamais esteve: o ensino de trigonometria por meio de histórias em quadrinhos.
Autor(es): VASCONCELOS, Danilo Monteiro de
Palavras-chave: Trigonometria; Histórias em quadrinhos; Prática de ensino
Data do documento: 5-Dez-2016
Citação: VASCONCELOS, Danilo Monteiro de. Onde ninguém jamais esteve: o ensino de trigonometria por meio de histórias em quadrinhos. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: O contexto das aulas de Matemática na Educação Básica vem sendo marcado por diversos discursos por parte dos alunos e até mesmo de professores, que apresentam a Matemática como uma área complexa, difícil e acessível apenas àqueles que possuem uma “capacidade” acima da média. As aulas, muitas vezes, não se apresentam de modo a fazer os alunos se disporem a aprender. É nessa relação que o trabalho do professor se torna extremamente importante. Sua mediação e as ferramentas utilizadas devem promover ao máximo essa disposição dos estudantes, bem como sua interação. Partindo disso, este trabalho buscou investigar o uso de uma história em quadrinhos (HQ) para o ensino e aprendizagem de Trigonometria no triângulo retângulo, partindo dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1980). Para tanto, construímos uma HQ inserida em uma sequência didática e analisamos a construção do conceito de razão trigonométrica em três perspectivas baseadas em Godino e colaboradores (2008, 2011) (epistêmico-ecológica, instrucional e cognitivo-afetiva), que mostraram que é possível pensar este recurso para o ensino de Matemática e promovê-lo como um material potencialmente significativo, de modo a concorrer para a construção do conceito de forma significativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41138
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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