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Título: Identificação das imagens e definições conceituais dos discentes das turmas de cálculo II e III do curso de matemática-licenciatura: uma análise das influências do conceito de área no de integral definida.
Autor(es): MEDEIROS, Diego Jonata de
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Cálculo diferencial; Cálculo integral; Integrais definidas; Conceitos
Data do documento: 30-Nov-2018
Citação: MEDEIROS, Diego Jonata de. Identificação das imagens e definições conceituais dos discentes das turmas de cálculo II e III do curso de matemática-licenciatura: uma análise das influências do conceito de área no de integral definida. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: O Cálculo Diferencial e Integral é uma disciplina comum nos cursos de graduação da área de exatas, com abrangência significativa na primeira parte desses cursos e com muitas aplicações na parte profissional, levando-nos a reflexão acerca de sua importância. Diante disto, faz-se necessário que a construção de todo o conceito envolvido no Cálculo seja aprendida de modo a possibilitar as devidas interpretações, haja vista suas aplicabilidades. Considerando a extensão da ementa da disciplina, optamos por trabalhar com a Integral Definida, por sua relação com outras áreas do conhecimento. Este trabalho objetivou investigar aspectos da imagem e definição conceituais que os estudantes que cursaram Cálculo II e III no curso de Licenciatura em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste atribuem à interpretação geométrica do conceito de Integral Definida. Esses alunos foram escolhidos por já terem tido contato com a Integral Definida no Cálculo I. O caráter da pesquisa é qualitativo, pois não objetivamos realizar nenhum tipo de quantificação na coleta dos dados nem analisá-los utilizando técnicas estatísticas. Para a análise das informações nos fundamentamos nas teorias Conhecimento Procedimental e Conceitual e Imagem e Definição Conceituais. Concluímos que o conceito de área pouco influencia nas definições conceituais dos estudantes e que, além disso, a maioria deles apresentou um melhor domínio dos métodos de solução de Integrais Definidas do que do conceito em si.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42602
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