Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42786

Compartilhe esta página

Título: Divisão: uma análise dos erros e das estratégias de resolução dos alunos do 6º e 8º ano.
Autor(es): PEREIRA, Jamyle Paloma de Oliveira
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Divisão; Aprendizagem baseada em problemas; Erros
Data do documento: 2-Jul-2019
Citação: PEREIRA, Jamyle Paloma de Oliveira. Divisão: uma análise dos erros e das estratégias de resolução dos alunos do 6º e 8º ano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Esse estudo propôs analisar o conhecimento de alunos do 6º e 8º ano do Ensino Fundamental sobre a operação aritmética da divisão, especificamente na resolução de problemas de quotiçao e partição. Para que o objetivo fosse alcançado foi realizado um levantamento das estratégias de resolução mais utilizadas pelos alunos, bem como analise dos erros frequentemente cometidos pelos alunos. Participaram da pesquisa 29 alunos do 6º Ano e 26 alunos do 8º Ano de uma escola integral dos anos finais do Ensino Fundamental. O instrumento de coleta de dados consistiu em uma folha com 6 problemas, sendo dois problemas de partição, dois de quotição, uma questão da relação fundamental da divisão (divisor, dividendo, quociente e resto) e uma questão de resolução do algoritmo da divisão com variação da ordem de grandeza. Em relação aos resultados da pesquisa constatou-se que os alunos resolveram os problemas utilizando várias estratégias de resolução, mas a predominante entre eles foi o algoritmo da divisão, em relação aos erros, os mais frequentes foram os erros nas operações aritméticas. Outra dificuldade observada é em relação à execução dos procedimentos do algoritmo, que nos aponta que os alunos não compreendem as ações necessárias para a resolução das questões.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42786
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEREIRA, Jamyle Paloma de Oliveira.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons