Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43034
Compartilhe esta página
Título: | Análise da conjuntura do ensino de ligações químicas: percepção discente e a importância da contextualização do tema. |
Autor(es): | SANTOS, Gutemberg Souza |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino; Ligações químicas; Livros didáticos |
Data do documento: | 18-Dez-2018 |
Citação: | SANTOS, Gutemberg Souza. Análise da conjuntura do ensino de ligações químicas: percepção discente e a importância da contextualização do tema. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Abstract: | As pesquisas acerca do ensino por contextualização ganha espaço nas teorias da aprendizagem e para o desenvolvimento dos discentes em formação. Aliando o saber científico com os aspectos sociais que tal saber tangencia. Baseando-se nisso que a seguinte pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa se voltou à analise a percepção dos alunos de uma escola pública de Surubim-PE sobre o processo de ensino do conteúdo de Ligações Químicas a partir de uma abordagem contextualizada. Esse conteúdo bastante explorado ao longo da formação de estudantes apresentam alguns obstáculos epistemológicos, dificuldades de aprendizagem e falta de interesse na aula. Para isso se fez necessário à observação das aulas dos docentes, entrevista semiestruturada e a livro didático adotado na escola. Acarretando a conclusão que os docentes por não usarem recursos extras, não dar aula diferenciada, têm levado os alunos a não compreensão do conteúdo. A possível solução seria o docente dedicar mais tempo, preparar aula melhor e usar a contextualização. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43034 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Gutemberg Souza.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons