Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43086

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorSILVA, Flávia Rafaella Xavier-
dc.date.accessioned2022-03-02T12:41:00Z-
dc.date.available2022-03-02T12:41:00Z-
dc.date.issued2021-09-02-
dc.date.submitted2022-03-02-
dc.identifier.citationSILVA, Flávia Rafaella Xavier. Drogas e neurotransmissores: uma contribuição para a alfabetização científica de licenciandos em Química. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43086-
dc.description.abstractA alfabetização científica é vista como uma das alternativas de relacionar o saber científico à realidade a qual o ser humano está inserido. Dessa forma, é necessário que além de saber ciências o indivíduo consiga aplicá-la no seu contexto social. Com esse intuito, de buscar efetivar a alfabetização científica foi proposta uma oficina de três dias. Ela teve como base a temática “drogas e neurotransmissores”, que traz um contexto de forte apelo científico e social. E que também remete a uma realidade presente na vida da maioria dos cidadãos contemporâneos e associável a conteúdos específicos de ciências, resultando em discussões científicas aliadas às questões sociais. O objetivo, além de produzir um material com o intuito de ser utilizado para divulgação científica, foi de promover a alfabetização cientifica por meio do contexto próprio a realidade de cada aluno. Após a aplicação da oficina, tendo como participantes alguns estudantes do curso de Química da Universidade Federal de Pernambuco, foi possível observar que a temática apresentada pôde ser debatida tanto em seus aspectos técnicos, envolvendo uma linguagem científica da química, quanto em seus direcionamentos socioculturais. Assim, os objetivos propostos foram atingidos, uma vez que a produção do material de divulgação científica contribuiu para instigar a alfabetização científica dos participantes, mediante as discussões realizadas.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNeurotransmissorespt_BR
dc.subjectDrogaspt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagem – Ciênciapt_BR
dc.subjectEstudantes universitários – Químicapt_BR
dc.titleDrogas e neurotransmissores: uma contribuição para a alfabetização científica de licenciandos em Química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8211245775021403pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8569508557507316pt_BR
dc.description.abstractxScientific literacy is seen as one of the alternatives for relating scientific knowledge to the reality in which human beings are inserted. Thus, it is necessary that, in addition to knowing science, the individual can apply it in their social context. A three-day workshop was proposed in order to make scientific literacy effective. It was based on the theme “drugs and neurotransmitters”, which brings a context of strong scientific and social appeal. And that also refers to a reality present in the lives of most contemporary citizens and associable with specific science content, resulting in scientific discussions allied to social issues. The objective, in addition to producing a material to be used for scientific dissemination, was to promote scientific literacy through the context of each student's reality. After the application of the workshop, with some students from the Chemistry course at the Federal University of Pernambuco as participants, it was possible to observe that the theme presented could be debated both in its technical aspects, involving a scientific language of chemistry, as well as in its sociocultural directions. Thus, the proposed objectives were achieved, since the production of scientific dissemination material contributed to instigate scientific literacy in the participants, through the discussions held. Thus, the proposed objectives were achieved, since the production of scientific dissemination material contributed to instigate scientific literacy in the participants, through the discussions carried out.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Flávia Rafaella Xavier.pdf3,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons