Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43086

Comparte esta pagina

Título : Drogas e neurotransmissores: uma contribuição para a alfabetização científica de licenciandos em Química.
Autor : SILVA, Flávia Rafaella Xavier
Palabras clave : Neurotransmissores; Drogas; Conhecimento e aprendizagem – Ciência; Estudantes universitários – Química
Fecha de publicación : 2-sep-2021
Citación : SILVA, Flávia Rafaella Xavier. Drogas e neurotransmissores: uma contribuição para a alfabetização científica de licenciandos em Química. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : A alfabetização científica é vista como uma das alternativas de relacionar o saber científico à realidade a qual o ser humano está inserido. Dessa forma, é necessário que além de saber ciências o indivíduo consiga aplicá-la no seu contexto social. Com esse intuito, de buscar efetivar a alfabetização científica foi proposta uma oficina de três dias. Ela teve como base a temática “drogas e neurotransmissores”, que traz um contexto de forte apelo científico e social. E que também remete a uma realidade presente na vida da maioria dos cidadãos contemporâneos e associável a conteúdos específicos de ciências, resultando em discussões científicas aliadas às questões sociais. O objetivo, além de produzir um material com o intuito de ser utilizado para divulgação científica, foi de promover a alfabetização cientifica por meio do contexto próprio a realidade de cada aluno. Após a aplicação da oficina, tendo como participantes alguns estudantes do curso de Química da Universidade Federal de Pernambuco, foi possível observar que a temática apresentada pôde ser debatida tanto em seus aspectos técnicos, envolvendo uma linguagem científica da química, quanto em seus direcionamentos socioculturais. Assim, os objetivos propostos foram atingidos, uma vez que a produção do material de divulgação científica contribuiu para instigar a alfabetização científica dos participantes, mediante as discussões realizadas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43086
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Flávia Rafaella Xavier.pdf3,08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons