Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43133

Comparte esta pagina

Título : Contribuições da abordagem temática na educação de jovens e adultos, para a compreensão de conceitos químicos associados ao tema “combustíveis derivados do petróleo”.
Autor : SILVA, Thaís Maria Santos Costa da
Palabras clave : Ciências - Estudo e ensino; Educação de jovens e adultos; Combustíveis fósseis; Petróleo
Fecha de publicación : 19-dic-2018
Citación : SILVA, Thaís Maria Santos Costa da. Contribuições da abordagem temática na educação de jovens e adultos, para a compreensão de conceitos químicos associados ao tema “combustíveis derivados do petróleo”. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Resumen : A pesquisa em voga, de natureza qualitativa, pauta-se na abordagem temática freireana e tem como objetivo analisar as contribuições da abordagem temática no processo de aprendizagem de conceitos Químicos, para tanto, julgamos ser o tema “Combustíveis Derivados do Petróleo” potencialmente significativo para estabelecer relação com diversos conceitos químicos. O principal motivo da escolha por estudantes da EJA esteve associado à carência de pesquisas voltadas a esse público, e por considerar um programa com muitas particularidades devido ao curto período de curso, possivelmente favorecendo a ocorrência de aulas com o conteúdo fragmentado. A busca da Aprendizagem Significativa de Ausubel foi utilizado como caminho metodológico provendo situações em que os estudantes pudessem, a partir da contextualização, relacionar conceitos químicos a contextos diversos, acreditando que a abordagem temática freireana, seria um recurso facilitador do processo. Os instrumentos de pesquisa foram a entrevista semiestruturada com estudantes e observação participante. A apreciação dos dados constituiu-se de análise de conteúdo, utilizando como procedimentos a categorização e a inferência. Foram demonstradas contribuições de tal estratégia quando os estudantes denotaram uma melhor compreensão dos conceitos estudados, alcançando à significação dos conceitos da Química, a partir da articulação de conceitos químicos em contextos diversos, ao mesmo tempo em que demonstraram ampliação da zona conceitual, convergindo para uma aprendizagem significativa.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43133
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Thaís Maria Santos Costa da.pdf1,22 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons