Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43204
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | BARROS, Fátima Elane Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-07T16:44:22Z | - |
dc.date.available | 2022-03-07T16:44:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-04 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Fátima Elane Sousa. Prática docente e o uso da experimentação no ensino regular. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43204 | - |
dc.description.abstract | Muito se tem falado sobre a experimentação nas aulas de Química, visto que esta estratégia de ensino pode ser indispensável para o desenvolvimento e incentivo de ir em busca de um aprendizado mais significativo e também mais atrativo. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos docentes de Química, do Ensino Médio, que atuam em duas escolas regulares da rede estadual de Pernambuco sobre o uso da experimentação como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. A mesma possui caráter qualitativo e foi desenvolvida a partir de uma entrevista semiestruturada em duas escolas de ensino regular, uma localizada na sede do município de Brejo da Madre de Deus e outra em seu distrito, Fazenda Nova. Os participantes desta pesquisa foram seis professores atuantes na área de Química. Logo, a partir dos resultados obtidos foi perceptível a relação dos pensamentos dos entrevistados com a teoria estudada e foi observado também que a utilização da experimentação é vista pelos docentes como sendo uma boa estratégia de ensino para se trabalhar em sala de aula e mesmo não fazendo uso deste meio com frequência os docentes percebem que é possível, através do uso da experimentação, relacionar a teoria com a prática proporcionando um espaço de opiniões próprias e também de pensamentos críticos e científicos. | pt_BR |
dc.format.extent | 45p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Química - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Prática docente e o uso da experimentação no ensino regular. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3390469876879294 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0515157502980112 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Much has been said about experimentation in Chemistry classes, since this teaching strategy may be indispensable for the development and incentive to go in search of more meaningful and also more attractive learning. The present research aims to analyze the perception of High School teachers of Chemistry, who work in two regular schools of the state of Pernambuco, on the use of experimentation as a pedagogical resource in the teaching and learning process. It has a qualitative character and was developed from a semi-structured interview in two schools of regular education, one located at the seat of the municipality of Brejo da Madre de Deus and another in your district, Fazenda Nova. The participants of this research were six teachers working in the field of Chemistry. Therefore, from the results obtained, it was possible to perceive the relation of the thoughts of the interviewees with the studied theory and it was also noticed that the use of the experimentation is seen by the teachers as being a good strategy of teaching working in the classroom and even not doing use of this, often teachers realize that it is possible through the use of experimentation, to relate theory to practice by providing a space of own opinions and also critical and scientific thoughts. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BARROS, Fátima Elane Sousa.pdf | 473,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons