Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43204

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de-
dc.contributor.authorBARROS, Fátima Elane Sousa-
dc.date.accessioned2022-03-07T16:44:22Z-
dc.date.available2022-03-07T16:44:22Z-
dc.date.issued2019-07-05-
dc.date.submitted2022-03-04-
dc.identifier.citationBARROS, Fátima Elane Sousa. Prática docente e o uso da experimentação no ensino regular. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43204-
dc.description.abstractMuito se tem falado sobre a experimentação nas aulas de Química, visto que esta estratégia de ensino pode ser indispensável para o desenvolvimento e incentivo de ir em busca de um aprendizado mais significativo e também mais atrativo. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos docentes de Química, do Ensino Médio, que atuam em duas escolas regulares da rede estadual de Pernambuco sobre o uso da experimentação como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. A mesma possui caráter qualitativo e foi desenvolvida a partir de uma entrevista semiestruturada em duas escolas de ensino regular, uma localizada na sede do município de Brejo da Madre de Deus e outra em seu distrito, Fazenda Nova. Os participantes desta pesquisa foram seis professores atuantes na área de Química. Logo, a partir dos resultados obtidos foi perceptível a relação dos pensamentos dos entrevistados com a teoria estudada e foi observado também que a utilização da experimentação é vista pelos docentes como sendo uma boa estratégia de ensino para se trabalhar em sala de aula e mesmo não fazendo uso deste meio com frequência os docentes percebem que é possível, através do uso da experimentação, relacionar a teoria com a prática proporcionando um espaço de opiniões próprias e também de pensamentos críticos e científicos.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titlePrática docente e o uso da experimentação no ensino regular.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3390469876879294pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0515157502980112pt_BR
dc.description.abstractxMuch has been said about experimentation in Chemistry classes, since this teaching strategy may be indispensable for the development and incentive to go in search of more meaningful and also more attractive learning. The present research aims to analyze the perception of High School teachers of Chemistry, who work in two regular schools of the state of Pernambuco, on the use of experimentation as a pedagogical resource in the teaching and learning process. It has a qualitative character and was developed from a semi-structured interview in two schools of regular education, one located at the seat of the municipality of Brejo da Madre de Deus and another in your district, Fazenda Nova. The participants of this research were six teachers working in the field of Chemistry. Therefore, from the results obtained, it was possible to perceive the relation of the thoughts of the interviewees with the studied theory and it was also noticed that the use of the experimentation is seen by the teachers as being a good strategy of teaching working in the classroom and even not doing use of this, often teachers realize that it is possible through the use of experimentation, to relate theory to practice by providing a space of own opinions and also critical and scientific thoughts.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARROS, Fátima Elane Sousa.pdf473,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons