Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43204

Comparte esta pagina

Título : Prática docente e o uso da experimentação no ensino regular.
Autor : BARROS, Fátima Elane Sousa
Palabras clave : Química - Estudo e ensino; Química - Experiências; Professores - Formação; Prática de ensino
Fecha de publicación : 5-jul-2019
Citación : BARROS, Fátima Elane Sousa. Prática docente e o uso da experimentação no ensino regular. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : Muito se tem falado sobre a experimentação nas aulas de Química, visto que esta estratégia de ensino pode ser indispensável para o desenvolvimento e incentivo de ir em busca de um aprendizado mais significativo e também mais atrativo. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos docentes de Química, do Ensino Médio, que atuam em duas escolas regulares da rede estadual de Pernambuco sobre o uso da experimentação como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. A mesma possui caráter qualitativo e foi desenvolvida a partir de uma entrevista semiestruturada em duas escolas de ensino regular, uma localizada na sede do município de Brejo da Madre de Deus e outra em seu distrito, Fazenda Nova. Os participantes desta pesquisa foram seis professores atuantes na área de Química. Logo, a partir dos resultados obtidos foi perceptível a relação dos pensamentos dos entrevistados com a teoria estudada e foi observado também que a utilização da experimentação é vista pelos docentes como sendo uma boa estratégia de ensino para se trabalhar em sala de aula e mesmo não fazendo uso deste meio com frequência os docentes percebem que é possível, através do uso da experimentação, relacionar a teoria com a prática proporcionando um espaço de opiniões próprias e também de pensamentos críticos e científicos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43204
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BARROS, Fátima Elane Sousa.pdf473,15 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons