Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43337
Share on
Title: | Física Moderna no Ensino Fundamental II: uma proposta a partir do uso de história da ciência, cinema e HQ’s. |
Authors: | FREITAS, Marcos Antonio Assunção |
Keywords: | Física – Estudo e ensino; Física moderna; Ciência - História; Ensino fundamental - Metodologia; História em quadrinhos de ficção científica; Estratégias de aprendizagem |
Issue Date: | 24-Aug-2020 |
Citation: | FREITAS, Marcos Antonio Assunção. Física Moderna no Ensino Fundamental II: uma proposta a partir do uso de história da ciência, cinema e HQ’s. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Abstract: | Este trabalho tem como proposta uma sequência didática para o ensino de conteúdos de Física de Partículas para o 9º Ano do Ensino Fundamental, a partir do uso da História e Filosofia da Ciência e da Ficção Científica. Como a Física Moderna e Contemporânea é ampla, foi escolhido o tema de Física de Partículas como base para as atividades desenvolvidas. Essa sequência didática está dividida em três atividade distintas. A primeira tem o foco na História da Ciência, sendo construída a partir de um texto que aborda a evolução dos modelos atômicos, adaptado para se trabalhar com o 9º ano em dois momentos. A segunda e a terceira atividades baseiam-se no uso da Ficção Científica, sendo que a segunda consiste na utilização da HQ do Capitão Atômico, onde aborda assuntos como estrutura e desintegração da matéria, radiação e energia nuclear, e a terceira usa o filme Watchmen, no qual são trabalhados alguns trechos, mas abordando os mesmos temas apresentados. Embora esse trabalho não tenha sido aplicado em sala, ele tem uma relevância para o ensino, visto o que é recomendado nos documentos oficias curriculares. Essa sequência didática está fundamentada na Base Nacional Comum Curricular e nos Parâmetros Curriculares de Pernambuco. A sequência didática foi pensada para funcionar como um guarda-chuva, que tanto pode ser trabalhada as três partes juntas ou isoladamente, dando ao professor a possibilidade de escolher a melhor atividade de acordo com sua realidade, sem prejuízo do conteúdo maior. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43337 |
Appears in Collections: | TCC - Física - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FREITAS, Marcos Antonio Assunção.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License