Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43337

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorFREITAS, Marcos Antonio Assunção-
dc.date.accessioned2022-03-14T11:05:32Z-
dc.date.available2022-03-14T11:05:32Z-
dc.date.issued2020-08-24-
dc.date.submitted2022-03-11-
dc.identifier.citationFREITAS, Marcos Antonio Assunção. Física Moderna no Ensino Fundamental II: uma proposta a partir do uso de história da ciência, cinema e HQ’s. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43337-
dc.description.abstractEste trabalho tem como proposta uma sequência didática para o ensino de conteúdos de Física de Partículas para o 9º Ano do Ensino Fundamental, a partir do uso da História e Filosofia da Ciência e da Ficção Científica. Como a Física Moderna e Contemporânea é ampla, foi escolhido o tema de Física de Partículas como base para as atividades desenvolvidas. Essa sequência didática está dividida em três atividade distintas. A primeira tem o foco na História da Ciência, sendo construída a partir de um texto que aborda a evolução dos modelos atômicos, adaptado para se trabalhar com o 9º ano em dois momentos. A segunda e a terceira atividades baseiam-se no uso da Ficção Científica, sendo que a segunda consiste na utilização da HQ do Capitão Atômico, onde aborda assuntos como estrutura e desintegração da matéria, radiação e energia nuclear, e a terceira usa o filme Watchmen, no qual são trabalhados alguns trechos, mas abordando os mesmos temas apresentados. Embora esse trabalho não tenha sido aplicado em sala, ele tem uma relevância para o ensino, visto o que é recomendado nos documentos oficias curriculares. Essa sequência didática está fundamentada na Base Nacional Comum Curricular e nos Parâmetros Curriculares de Pernambuco. A sequência didática foi pensada para funcionar como um guarda-chuva, que tanto pode ser trabalhada as três partes juntas ou isoladamente, dando ao professor a possibilidade de escolher a melhor atividade de acordo com sua realidade, sem prejuízo do conteúdo maior.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica modernapt_BR
dc.subjectCiência - Históriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Metodologiapt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhos de ficção científicapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.titleFísica Moderna no Ensino Fundamental II: uma proposta a partir do uso de história da ciência, cinema e HQ’s.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.description.abstractxThis work proposes a didactic sequence for teaching particle physics content for the 9th year of elementary school, using History and Philosophy of Science and Science Fiction. As Modern and Contemporary Physics is broad, the theme of Particle Physics was chosen as the basis for the activities developed. This didactic sequence is divided into three distinct activities. The first focuses on the History of Science, being built from a text that addresses the evolution of atomic models, adapted to work with the 9th grade in two moments. The second and third activities are based on the use of Science Fiction, the second of which consists of using the Atomic Captain's HQ, which addresses subjects such as structure and disintegration of matter, radiation and nuclear energy, and the third uses the film Watchmen , in which some excerpts are worked, but addressing the same themes presented. Although this work has not been applied in the classroom, it has relevance for teaching, given what is recommended in official curriculum documents. This didactic sequence is based on the National Common Curricular Base and the Curricular Parameters of Pernambuco. The didactic sequence was designed to function as an umbrella, which can be worked on all three parts together or separately, giving the teacher a preference to choose the best activity according to his reality, without prejudice to the larger content.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FREITAS, Marcos Antonio Assunção.pdf1,69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons