Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43337
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | FREITAS, Marcos Antonio Assunção | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-14T11:05:32Z | - |
dc.date.available | 2022-03-14T11:05:32Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-24 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-11 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Marcos Antonio Assunção. Física Moderna no Ensino Fundamental II: uma proposta a partir do uso de história da ciência, cinema e HQ’s. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43337 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como proposta uma sequência didática para o ensino de conteúdos de Física de Partículas para o 9º Ano do Ensino Fundamental, a partir do uso da História e Filosofia da Ciência e da Ficção Científica. Como a Física Moderna e Contemporânea é ampla, foi escolhido o tema de Física de Partículas como base para as atividades desenvolvidas. Essa sequência didática está dividida em três atividade distintas. A primeira tem o foco na História da Ciência, sendo construída a partir de um texto que aborda a evolução dos modelos atômicos, adaptado para se trabalhar com o 9º ano em dois momentos. A segunda e a terceira atividades baseiam-se no uso da Ficção Científica, sendo que a segunda consiste na utilização da HQ do Capitão Atômico, onde aborda assuntos como estrutura e desintegração da matéria, radiação e energia nuclear, e a terceira usa o filme Watchmen, no qual são trabalhados alguns trechos, mas abordando os mesmos temas apresentados. Embora esse trabalho não tenha sido aplicado em sala, ele tem uma relevância para o ensino, visto o que é recomendado nos documentos oficias curriculares. Essa sequência didática está fundamentada na Base Nacional Comum Curricular e nos Parâmetros Curriculares de Pernambuco. A sequência didática foi pensada para funcionar como um guarda-chuva, que tanto pode ser trabalhada as três partes juntas ou isoladamente, dando ao professor a possibilidade de escolher a melhor atividade de acordo com sua realidade, sem prejuízo do conteúdo maior. | pt_BR |
dc.format.extent | 43p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física moderna | pt_BR |
dc.subject | Ciência - História | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos de ficção científica | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Física Moderna no Ensino Fundamental II: uma proposta a partir do uso de história da ciência, cinema e HQ’s. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work proposes a didactic sequence for teaching particle physics content for the 9th year of elementary school, using History and Philosophy of Science and Science Fiction. As Modern and Contemporary Physics is broad, the theme of Particle Physics was chosen as the basis for the activities developed. This didactic sequence is divided into three distinct activities. The first focuses on the History of Science, being built from a text that addresses the evolution of atomic models, adapted to work with the 9th grade in two moments. The second and third activities are based on the use of Science Fiction, the second of which consists of using the Atomic Captain's HQ, which addresses subjects such as structure and disintegration of matter, radiation and nuclear energy, and the third uses the film Watchmen , in which some excerpts are worked, but addressing the same themes presented. Although this work has not been applied in the classroom, it has relevance for teaching, given what is recommended in official curriculum documents. This didactic sequence is based on the National Common Curricular Base and the Curricular Parameters of Pernambuco. The didactic sequence was designed to function as an umbrella, which can be worked on all three parts together or separately, giving the teacher a preference to choose the best activity according to his reality, without prejudice to the larger content. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FREITAS, Marcos Antonio Assunção.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons