Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43337
Comparte esta pagina
Título : | Física Moderna no Ensino Fundamental II: uma proposta a partir do uso de história da ciência, cinema e HQ’s. |
Autor : | FREITAS, Marcos Antonio Assunção |
Palabras clave : | Física – Estudo e ensino; Física moderna; Ciência - História; Ensino fundamental - Metodologia; História em quadrinhos de ficção científica; Estratégias de aprendizagem |
Fecha de publicación : | 24-ago-2020 |
Citación : | FREITAS, Marcos Antonio Assunção. Física Moderna no Ensino Fundamental II: uma proposta a partir do uso de história da ciência, cinema e HQ’s. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Resumen : | Este trabalho tem como proposta uma sequência didática para o ensino de conteúdos de Física de Partículas para o 9º Ano do Ensino Fundamental, a partir do uso da História e Filosofia da Ciência e da Ficção Científica. Como a Física Moderna e Contemporânea é ampla, foi escolhido o tema de Física de Partículas como base para as atividades desenvolvidas. Essa sequência didática está dividida em três atividade distintas. A primeira tem o foco na História da Ciência, sendo construída a partir de um texto que aborda a evolução dos modelos atômicos, adaptado para se trabalhar com o 9º ano em dois momentos. A segunda e a terceira atividades baseiam-se no uso da Ficção Científica, sendo que a segunda consiste na utilização da HQ do Capitão Atômico, onde aborda assuntos como estrutura e desintegração da matéria, radiação e energia nuclear, e a terceira usa o filme Watchmen, no qual são trabalhados alguns trechos, mas abordando os mesmos temas apresentados. Embora esse trabalho não tenha sido aplicado em sala, ele tem uma relevância para o ensino, visto o que é recomendado nos documentos oficias curriculares. Essa sequência didática está fundamentada na Base Nacional Comum Curricular e nos Parâmetros Curriculares de Pernambuco. A sequência didática foi pensada para funcionar como um guarda-chuva, que tanto pode ser trabalhada as três partes juntas ou isoladamente, dando ao professor a possibilidade de escolher a melhor atividade de acordo com sua realidade, sem prejuízo do conteúdo maior. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43337 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FREITAS, Marcos Antonio Assunção.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons