Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43337

Compartilhe esta página

Título: Física Moderna no Ensino Fundamental II: uma proposta a partir do uso de história da ciência, cinema e HQ’s.
Autor(es): FREITAS, Marcos Antonio Assunção
Palavras-chave: Física – Estudo e ensino; Física moderna; Ciência - História; Ensino fundamental - Metodologia; História em quadrinhos de ficção científica; Estratégias de aprendizagem
Data do documento: 24-Ago-2020
Citação: FREITAS, Marcos Antonio Assunção. Física Moderna no Ensino Fundamental II: uma proposta a partir do uso de história da ciência, cinema e HQ’s. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Este trabalho tem como proposta uma sequência didática para o ensino de conteúdos de Física de Partículas para o 9º Ano do Ensino Fundamental, a partir do uso da História e Filosofia da Ciência e da Ficção Científica. Como a Física Moderna e Contemporânea é ampla, foi escolhido o tema de Física de Partículas como base para as atividades desenvolvidas. Essa sequência didática está dividida em três atividade distintas. A primeira tem o foco na História da Ciência, sendo construída a partir de um texto que aborda a evolução dos modelos atômicos, adaptado para se trabalhar com o 9º ano em dois momentos. A segunda e a terceira atividades baseiam-se no uso da Ficção Científica, sendo que a segunda consiste na utilização da HQ do Capitão Atômico, onde aborda assuntos como estrutura e desintegração da matéria, radiação e energia nuclear, e a terceira usa o filme Watchmen, no qual são trabalhados alguns trechos, mas abordando os mesmos temas apresentados. Embora esse trabalho não tenha sido aplicado em sala, ele tem uma relevância para o ensino, visto o que é recomendado nos documentos oficias curriculares. Essa sequência didática está fundamentada na Base Nacional Comum Curricular e nos Parâmetros Curriculares de Pernambuco. A sequência didática foi pensada para funcionar como um guarda-chuva, que tanto pode ser trabalhada as três partes juntas ou isoladamente, dando ao professor a possibilidade de escolher a melhor atividade de acordo com sua realidade, sem prejuízo do conteúdo maior.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43337
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FREITAS, Marcos Antonio Assunção.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons