Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43352

Share on

Title: Um estudo de colisões unidimensionais, mediante um software Livre Tracker como possível caminho facilitador das aprendizagens significativas.
Authors: ROCHA, Raí Henrique da Silva
Keywords: Física - Estudo e ensino; Ensino auxiliado por computador; Software livre; Colisões (Física); Aprendizagem - Recursos audiovisuais
Issue Date: 12-May-2021
Citation: ROCHA, Raí Henrique da Silva. Um estudo de colisões unidimensionais, mediante um software Livre Tracker como possível caminho facilitador das aprendizagens significativas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: A presente pesquisa tem como tema principal: o Estudo de Colisões Unidimensionais, através da Vídeo-Análise, usando um Software Livre, que foi escolhido como uma metodologia atrativa/significativa para os/as alunos/as, fazendo-se uma aproximação de ordem prática, cotidiana, com uma colisão no trânsito e, desse modo, dinamizar a educação básica e, em particular para o ensino de física, fugindo do método tradicional de lápis e quadro-branco, que muitas vezes caracteriza-se pela repetição mecânica, não sendo nada atraente para o estudante. Este trabalho tem como objetivo geral: analisar o experimento de colisões entre os carrinhos da HotWheels, através do software livre Tracker, averiguando as colisões elásticas, parcialmente elásticas e inelásticas como instrumento didático nas aprendizagens sobre as colisões na Física. E os objetivos Específicos: A) Investigar a partir do estudo experimental as colisões elásticas, parcialmente elásticas e inelásticas, se há de fato uma aprendizagem significativa para o aluno; B) Verificar quais os possíveis elementos didáticos propulsores que levam os estudantes a este tipo de aprendizagem significativa. A pesquisa é de cunho qualitativo e quantitativo, tendo como o método a pesquisa bibliográfica sobre os resultados das experiências de vários autores na aplicação de uma ferramenta tecnológica como instrumento didático eficaz no ensino de Ciências, quando das aplicações com softwares livres como caminho pedagógico segundo Meseguer et al (1994), (Moreira e Masini, 1982, 2006; Moreira, 1999, 2000, 2006; Masini e Moreira, 2008; Valadares e Moreira, 2009, p. 04). Deste modo, detectamos que o uso de tais ferramentas no ensino de ciências e, em particular, no ensino de Física, agregara melhorias no ensino-aprendizagem, desenvolve a curiosidade do alunado, amplia a criatividade e o seu protagonismo, proporcionando aprendizagens qualitativamente significativas, emancipatórias e envolventes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43352
Appears in Collections:TCC - Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROCHA, Raí Henrique da Silva .pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons