Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43352

Comparte esta pagina

Título : Um estudo de colisões unidimensionais, mediante um software Livre Tracker como possível caminho facilitador das aprendizagens significativas.
Autor : ROCHA, Raí Henrique da Silva
Palabras clave : Física - Estudo e ensino; Ensino auxiliado por computador; Software livre; Colisões (Física); Aprendizagem - Recursos audiovisuais
Fecha de publicación : 12-may-2021
Citación : ROCHA, Raí Henrique da Silva. Um estudo de colisões unidimensionais, mediante um software Livre Tracker como possível caminho facilitador das aprendizagens significativas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : A presente pesquisa tem como tema principal: o Estudo de Colisões Unidimensionais, através da Vídeo-Análise, usando um Software Livre, que foi escolhido como uma metodologia atrativa/significativa para os/as alunos/as, fazendo-se uma aproximação de ordem prática, cotidiana, com uma colisão no trânsito e, desse modo, dinamizar a educação básica e, em particular para o ensino de física, fugindo do método tradicional de lápis e quadro-branco, que muitas vezes caracteriza-se pela repetição mecânica, não sendo nada atraente para o estudante. Este trabalho tem como objetivo geral: analisar o experimento de colisões entre os carrinhos da HotWheels, através do software livre Tracker, averiguando as colisões elásticas, parcialmente elásticas e inelásticas como instrumento didático nas aprendizagens sobre as colisões na Física. E os objetivos Específicos: A) Investigar a partir do estudo experimental as colisões elásticas, parcialmente elásticas e inelásticas, se há de fato uma aprendizagem significativa para o aluno; B) Verificar quais os possíveis elementos didáticos propulsores que levam os estudantes a este tipo de aprendizagem significativa. A pesquisa é de cunho qualitativo e quantitativo, tendo como o método a pesquisa bibliográfica sobre os resultados das experiências de vários autores na aplicação de uma ferramenta tecnológica como instrumento didático eficaz no ensino de Ciências, quando das aplicações com softwares livres como caminho pedagógico segundo Meseguer et al (1994), (Moreira e Masini, 1982, 2006; Moreira, 1999, 2000, 2006; Masini e Moreira, 2008; Valadares e Moreira, 2009, p. 04). Deste modo, detectamos que o uso de tais ferramentas no ensino de ciências e, em particular, no ensino de Física, agregara melhorias no ensino-aprendizagem, desenvolve a curiosidade do alunado, amplia a criatividade e o seu protagonismo, proporcionando aprendizagens qualitativamente significativas, emancipatórias e envolventes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43352
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ROCHA, Raí Henrique da Silva .pdf1,39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons