Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43418
Share on
Title: | Mapas conceituais na avaliação da aprendizagem de fundamentos de física IV. |
Authors: | ALBUQUERQUE, Weslla Nathyelle Freire de |
Keywords: | Mapeamento conceitual; Aprendizagem; Software; Professores - Formação |
Issue Date: | 14-Jul-2017 |
Citation: | ALBUQUERQUE, Weslla Nathyelle Freire de. Mapas conceituais na avaliação da aprendizagem de fundamentos de física IV. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. |
Abstract: | Os mapas conceituais são organizadores gráficos úteis para representar o conhecimento e promover a aprendizagem significativa. Apresentam-se aqui alguns parâmetros de referência que segundo Aguiar e Correia (2013) ajudam a identificar um bom mapa conceitual. Oito mapas conceituais elaborados por alunos que cursavam a disciplina de Fundamentos de Física IV, no curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pernambuco, são apresentados para destacar o papel dos parâmetros de referência na avaliação da proficiência deles na elaboração de mapas. Além disso, são comparados áudios transcritos com os mapas conceituais elaborados pelos alunos a fim de verificar de que modo o conteúdo das falas se faz presente nos mapas. Os resultados apontaram para a necessidade de um treinamento na técnica de mapeamento conceitual e concluíram que tal técnica pode levar a um alto nível de aprendizagem significativa contribuindo para sanar problemas ligados a uma aprendizagem mecânica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43418 |
Appears in Collections: | TCC - Física - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALBUQUERQUE, Weslla Nathyelle Freire de.pdf | 2,73 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License