Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43418
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Kátia Calligaris | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Weslla Nathyelle Freire de | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-17T19:29:21Z | - |
dc.date.available | 2022-03-17T19:29:21Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-14 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-17 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Weslla Nathyelle Freire de. Mapas conceituais na avaliação da aprendizagem de fundamentos de física IV. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43418 | - |
dc.description.abstract | Os mapas conceituais são organizadores gráficos úteis para representar o conhecimento e promover a aprendizagem significativa. Apresentam-se aqui alguns parâmetros de referência que segundo Aguiar e Correia (2013) ajudam a identificar um bom mapa conceitual. Oito mapas conceituais elaborados por alunos que cursavam a disciplina de Fundamentos de Física IV, no curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pernambuco, são apresentados para destacar o papel dos parâmetros de referência na avaliação da proficiência deles na elaboração de mapas. Além disso, são comparados áudios transcritos com os mapas conceituais elaborados pelos alunos a fim de verificar de que modo o conteúdo das falas se faz presente nos mapas. Os resultados apontaram para a necessidade de um treinamento na técnica de mapeamento conceitual e concluíram que tal técnica pode levar a um alto nível de aprendizagem significativa contribuindo para sanar problemas ligados a uma aprendizagem mecânica. | pt_BR |
dc.format.extent | 95p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mapeamento conceitual | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Software | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Mapas conceituais na avaliação da aprendizagem de fundamentos de física IV. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5103122965273327 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1602311954880488 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Concept maps are useful graphic organizers to represent knowledge and promote meaningful learning. Here are some benchmarks that according to Aguiar and Correia (2013) help to identify a good conceptual map. Eight conceptual maps elaborated by students who studied the discipline of Physics Fundamentals IV, in the Physics Degree course of the Federal University of Pernambuco, are presented to highlight the role of the reference parameters in the evaluation of their proficiency in the elaboration of maps. In addition, transcribed audios are compared with the conceptual maps elaborated by the students in order to verify how the content of the speech is made present in the maps. The results pointed to the necessity of a training in the technique of conceptual mapping and concluded that such technique can lead to a high level of significant learning contributing to solve problems related to a mechanical learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALBUQUERQUE, Weslla Nathyelle Freire de.pdf | 2,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons