Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43418
Comparte esta pagina
Título : | Mapas conceituais na avaliação da aprendizagem de fundamentos de física IV. |
Autor : | ALBUQUERQUE, Weslla Nathyelle Freire de |
Palabras clave : | Mapeamento conceitual; Aprendizagem; Software; Professores - Formação |
Fecha de publicación : | 14-jul-2017 |
Citación : | ALBUQUERQUE, Weslla Nathyelle Freire de. Mapas conceituais na avaliação da aprendizagem de fundamentos de física IV. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. |
Resumen : | Os mapas conceituais são organizadores gráficos úteis para representar o conhecimento e promover a aprendizagem significativa. Apresentam-se aqui alguns parâmetros de referência que segundo Aguiar e Correia (2013) ajudam a identificar um bom mapa conceitual. Oito mapas conceituais elaborados por alunos que cursavam a disciplina de Fundamentos de Física IV, no curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pernambuco, são apresentados para destacar o papel dos parâmetros de referência na avaliação da proficiência deles na elaboração de mapas. Além disso, são comparados áudios transcritos com os mapas conceituais elaborados pelos alunos a fim de verificar de que modo o conteúdo das falas se faz presente nos mapas. Os resultados apontaram para a necessidade de um treinamento na técnica de mapeamento conceitual e concluíram que tal técnica pode levar a um alto nível de aprendizagem significativa contribuindo para sanar problemas ligados a uma aprendizagem mecânica. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43418 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALBUQUERQUE, Weslla Nathyelle Freire de.pdf | 2,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons