Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43418

Compartilhe esta página

Título: Mapas conceituais na avaliação da aprendizagem de fundamentos de física IV.
Autor(es): ALBUQUERQUE, Weslla Nathyelle Freire de
Palavras-chave: Mapeamento conceitual; Aprendizagem; Software; Professores - Formação
Data do documento: 14-Jul-2017
Citação: ALBUQUERQUE, Weslla Nathyelle Freire de. Mapas conceituais na avaliação da aprendizagem de fundamentos de física IV. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
Abstract: Os mapas conceituais são organizadores gráficos úteis para representar o conhecimento e promover a aprendizagem significativa. Apresentam-se aqui alguns parâmetros de referência que segundo Aguiar e Correia (2013) ajudam a identificar um bom mapa conceitual. Oito mapas conceituais elaborados por alunos que cursavam a disciplina de Fundamentos de Física IV, no curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pernambuco, são apresentados para destacar o papel dos parâmetros de referência na avaliação da proficiência deles na elaboração de mapas. Além disso, são comparados áudios transcritos com os mapas conceituais elaborados pelos alunos a fim de verificar de que modo o conteúdo das falas se faz presente nos mapas. Os resultados apontaram para a necessidade de um treinamento na técnica de mapeamento conceitual e concluíram que tal técnica pode levar a um alto nível de aprendizagem significativa contribuindo para sanar problemas ligados a uma aprendizagem mecânica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43418
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALBUQUERQUE, Weslla Nathyelle Freire de.pdf2,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons