Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43650
Compartilhe esta página
Título: | A atuação dos tradutores/intérpretes de libras em aulas de matemática do Ensino Fundamental II. |
Autor(es): | SILVA, Marlon José da |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo e ensino (Ensino fundamental); Educação inclusiva; Interpretes para surdos; Surdos - Educação; Professores de surdos; Surdos - Meios de comunicação |
Data do documento: | 30-Set-2021 |
Citação: | SILVA, Marlon José da. A atuação dos tradutores/intérpretes de libras em aulas de matemática do Ensino Fundamental II. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | O presente trabalho tem como principal objetivo compreender o trabalho do Tradutor/Intérprete de Libras (TILS) em aulas de Matemática, assegurando educação de qualidade a todos. A pesquisa foi organizada em seis capítulos. De início apresenta-se a introdução, com informações sobre a escolha do tema, sua importância, o trabalho do TILS e a comunicação entre professor regente e o referido profissional. No referencial teórico, a pesquisa tece considerações a respeito do profissional TILS na conjuntura escolar, visto que atua como mediador linguístico, contribui no método educacional e convívio social dos alunos surdos. No capítulo metodológico descreve-se a pesquisa, que tem cunho qualitativo e foi desenvolvida com oito TILS que atuam em seis cidades do estado de Pernambuco e tem por objetivo analisar e compreender o contexto de trabalho em diferentes realidades escolares. Para tanto, os profissionais responderam um questionário organizado em cinco tópicos, que são: identificação dos participantes, formação e experiência profissional, contexto geral e constitucional do trabalho, contexto específico do trabalho e considerações dos profissionais; contendo ao todo, 23 perguntas. Dentre os resultados foi destacado pelos TILS alguns pontos relevantes para o desenvolvimento do seu trabalho nas aulas de Matemática, como: a responsabilidade pedagógica ser do professor, porém a comunicação entre eles é importante; o companheirismo entre docente e TILS; o uso de materiais manipuláveis e lúdicos, pois seu uso auxilia não apenas na compreensão de conceitos matemáticos pelos alunos surdos, mas também na comunicação; dificuldades na relação entre professor, tradutor e funcionários das escolas. Os dados também indicam que os sinais específicos da disciplina de Matemática são um dos maiores desafios para os TILS, e que o planejamento em conjunto das aulas pode minimizar este problema. Quanto às reflexões sobre as considerações do profissional TILS quanto ao contexto do seu trabalho, foi discutido incentivos e estratégias visando a garantia de aprendizagem, interação entre professor e TILS, entre outras. A presente pesquisa indica a necessidade de se investir nos profissionais tradutores/intérpretes de Libras para que eles possam, em conjunto com os professores da disciplina de Matemática, contribuir com melhores estratégias pedagógicas para a melhor inserção dos alunos surdos nas escolas de ensino regular. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43650 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Marlon José da.pdf | 333,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons