Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43653
Share on
Title: | Análise das questões de álgebra no Exame Nacional do Ensino Médio. |
Authors: | SILVA, Rayssa Maria da |
Keywords: | Álgebra – Problemas, exercícios etc.; Matemática – Estudo e ensino; Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) |
Issue Date: | 28-Apr-2021 |
Citation: | SILVA, Rayssa Maria da. Análise das questões de álgebra no Exame Nacional do Ensino Médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | O ensino da Álgebra tem sido cada vez mais estimulado no Brasil através de documentos curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e exames seletivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Como a principal forma de ingresso para o ensino superior no Brasil, de certa forma o ENEM molda a forma com que a Matemática é ensinada nas escolas. Por esta razão, existe a necessidade de investigar como se apresentam as questões de Álgebra neste exame. Para isso, utilizamos as quatro Concepções de Álgebra de Usiskin (1995) para classificar as questões de Álgebra da prova de Matemática e suas Tecnologias da 1a aplicação do ENEM no período de 2016 a 2019. Percebemos que não existe uma equidade na distribuição das Concepções de Álgebra entre as questões, sendo muito grande a diferença de incidência entre elas. Isso nos permite questionar se esta estrutura da prova não pode limitar o desenvolvimento do pensamento algébrico na Educação Básica, privilegiando algumas concepções em detrimento de outras. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43653 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Rayssa Maria da.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License