Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43653

Comparte esta pagina

Título : Análise das questões de álgebra no Exame Nacional do Ensino Médio.
Autor : SILVA, Rayssa Maria da
Palabras clave : Álgebra – Problemas, exercícios etc.; Matemática – Estudo e ensino; Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Fecha de publicación : 28-abr-2021
Citación : SILVA, Rayssa Maria da. Análise das questões de álgebra no Exame Nacional do Ensino Médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : O ensino da Álgebra tem sido cada vez mais estimulado no Brasil através de documentos curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e exames seletivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Como a principal forma de ingresso para o ensino superior no Brasil, de certa forma o ENEM molda a forma com que a Matemática é ensinada nas escolas. Por esta razão, existe a necessidade de investigar como se apresentam as questões de Álgebra neste exame. Para isso, utilizamos as quatro Concepções de Álgebra de Usiskin (1995) para classificar as questões de Álgebra da prova de Matemática e suas Tecnologias da 1a aplicação do ENEM no período de 2016 a 2019. Percebemos que não existe uma equidade na distribuição das Concepções de Álgebra entre as questões, sendo muito grande a diferença de incidência entre elas. Isso nos permite questionar se esta estrutura da prova não pode limitar o desenvolvimento do pensamento algébrico na Educação Básica, privilegiando algumas concepções em detrimento de outras.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43653
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Rayssa Maria da.pdf1,15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons