Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44055
Share on
Title: | Contribuições de uma proposta didática na perspectiva da educação científica baseada em projeto, a partir da temática da hipertensão arterial. |
Authors: | SILVA, Janaina Maria da |
Keywords: | Ciência – Estudo e ensino; Iniciação científica; Hipertensão arterial; Divulgação científica; Educação - Aplicações científicas |
Issue Date: | 3-Sep-2018 |
Citation: | SILVA, Janaina Maria da. Contribuições de uma proposta didática na perspectiva da educação científica baseada em projeto, a partir da temática da hipertensão arterial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Abstract: | A Alfabetização Científica tem como papel fazer com que os alunos e as pessoas que estejam inseridas no meio social sejam capazes de reconhecer a ciência no cotidiano e aplicar este conhecimento adquirido, fazendo transformações e o possível emprego nas situações do dia a dia. Dessa forma, vemos a importância da Alfabetização Científica como maneira de preparar os alunos para entenderem as questões do mundo de modo que possam empregar o aprendizado adquirido na escola com o que é apresentado socialmente. A temática que foi abordada no presente trabalho tem como principal foco os jovens, por se tratar de um problema social pouco abordado pelas entidades de saúde, na maioria das vezes as ações de políticas públicas só se referem aos idosos, Partindo da perspectiva de apropriação do conhecimento, objetivou-se neste trabalho analisar as contribuições de uma proposta didática de modo que venha a ser desenvolvido o pensamento científico nos estudantes mediante a elaboração de projetos que estejam ligados com a temática social abordada: a Hipertensão Arterial, bem como propostas de medidas de saúde coletiva na Alfabetização Científica dos participantes. Tendo como alvo os alunos do 2º ano do ensino médio a metodologia foi desenvolvida a partir da inserção de uma temática presente na realidade dos alunos, a fim de propiciar um envolvimento maior com o problema em questão, visando assim a resolução de problemas que foram expostos pelo projeto. Desse modo, foram desenvolvidas seis etapas, descritas na metodologia, que serviram de direcionamento para apropriação do tema discutido tendo em vista o crescimento do conhecimento científico. Após a realização das etapas o produto final do projeto foi a realização de uma divulgação científica realizada pelos alunos, para a comunidade escolar, alunos de outras turmas e demais funcionários da escola, constatando a aprendizagem adquirida e contextualizada através de experimentações e demonstrações na finalização do projeto. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44055 |
Appears in Collections: | TCC - Química - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA,Janaina Maria da.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License