Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44106

Comparte esta pagina

Título : Saberes populares da tradição nordestina com o barro: a construção de significados científicos a partir do diálogo com ciência.
Autor : SOUZA, José Márcio da Rocha
Palabras clave : Química – Estudo e ensino; Ciência; Cultura popular; Argila
Fecha de publicación : 9-dic-2019
Citación : SOUZA, José Márcio da Rocha. Saberes populares da tradição nordestina com o barro: a construção de significados científicos a partir do diálogo com ciência. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : O barro é um material que possui propriedades interessantes e devido a elas é utilizado pelo homem desde muito tempo atrás, para diversos fins. Ao passo que vem sendo utilizado, o barro têm sido objeto da construção de saberes, uma vez que seu uso exige a aplicação de conhecimentos e técnicas por parte daqueles que dele usufruem. Esse tipo de saber é chamado de saber popular e nasce das necessidades e vivências de grupos sociais específicos, ou seja, é típico daquele grupo. Vygotsky, nos seus estudos sobre o desenvolvimento humano, trouxe as concepções de conceitos espontâneos e conceitos científicos, aqueles sendo os primeiros significados que um indivíduo faz da sua realidade, e que, portanto, partem do contexto em que o sujeito está inserido, e estes últimos como significados mais elaborados, sendo que ambos estão relacionados. Dessa forma, partindo-se da noção de que tanto os conceitos citados por Vygotsky quanto os saberes populares são formas de conhecimento, é considerada uma relação entre os saberes populares e a ciência, assim como há entre os conceitos cientifico e espontâneo. Assim, essa pesquisa se propôs, por meio de uma oficina com estudantes de uma turma de primeiro ano do ensino médio do IFPE - campus Caruaru, analisar a construção de significados científicos quando saberes populares relacionados ao barro e ciência são postos em diálogo durante a realização das atividades dessa oficina. O campo de pesquisa desse trabalho está localizado em um grande centro de artesanato com barro em Caruaru-PE, o Alto do Moura. Os resultados obtidos mostraram como os estudantes articularam, a partir da proposta, suas ideias para construir novos significados e assim resolver os problemas trazidos na oficina, assim como a relevância do tema abordado.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44106
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SOUZA, José Márcio da Rocha.pdf4,6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons