Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44131

Compartilhe esta página

Título: Uma forma simples de ensino da energia de correlação: uma proposta de transposição didática de um problema “quebra-cabeça” segundo a filosofia de Thomas Kuhn.
Autor(es): OLIVEIRA, Carlos Henrique Jeronimo de
Palavras-chave: Física – Estudo e ensino; Energia de correlação; Ensino - Recursos didáticos; Quebra-cabeça
Data do documento: 31-Jan-2020
Citação: OLIVEIRA, Carlos Henrique Jeronimo de. Uma forma simples de ensino da energia de correlação: uma proposta de transposição didática de um problema “quebra-cabeça” segundo a filosofia de Thomas Kuhn. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: A presente monografia consiste na proposta de um modelo teórico para o estudo da energia de correlação, definida como sendo a diferença entre a energia exata (não relativista) e a energia obtida via método de Hartree-Fock, de um sistema modelo contendo dois elétrons interagentes confinados em um poço quadrado infinito unidimensional (caso conhecido como partículas na caixa) com um potencial de interação elétron-elétron tipo delta de Dirac. Obter a solução para esse modelo constitui uma atividade de ciência normal, à saber a resolução de um quebra cabeça, segundo a perspectiva de Thomas Kuhn. Nota-se que devido ao modelo ideal adotado sua solução é consideravelmente simples, comparada aos modelos reais, fato utilizado para o estabelecimento de uma transposição didática, de acordo com Yves Chevallard, dirigida ao ensino superior com o intuito de trabalhar os assuntos de energia de correlação e elétrons interagentes em turmas que ainda não tiveram contato com ferramentas matemáticas mais avançadas.
Descrição: Arquivo trocado conforme autorização em processo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44131
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Carlos Henrique Jeronimo de Oliveira.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons