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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44653
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Título: | Aspectos da construção de autonomia e reflexão crítica em atividades experimentais na formação de licenciandos(as) em química de uma instituição de ensino superior. |
Autor(es): | SILVA, Wellington Júnior Lucena da |
Palavras-chave: | Atividades experimentais; Autonomia; Reflexão crítica; Formação docente |
Data do documento: | 16-Mai-2022 |
Citação: | SILVA, Wellington Júnior Lucena da. Aspectos da construção de autonomia e reflexão crítica em atividades experimentais na formação de licenciandos(as) em química de uma instituição de ensino superior. 2022. Monografia (Graduação em Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | O presente trabalho apresenta uma discussão acerca das compreensões de docentes e discentes de um curso de Química-Licenciatura quanto as possibilidades de atividades experimentais na construção da autonomia e reflexão crítica de licenciando(a) em formação. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, qualitativa, com caráter exploratório. Em relação a construção de dados, foram utilizados como instrumentos a entrevista e um questionário que permitiram recolher informações dos sete participantes que estiveram disponíveis em participar. Devido ao contexto da pandemia da Covid-19, a participação ocorreu de forma remota a fim de resguardar a saúde do pesquisador e dos demais participantes. Por sua vez, a análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo, que permitiu a elaboração de três categorias de maneira que contemplassem os objetivos da pesquisa. Foram elas: Experiências em atividades experimentais na formação docente; Compreensões acerca da autonomia e suas relações com atividades experimentais; Formação docente numa perspectiva crítica-reflexiva no contexto de atividades experimentais. Sobre os resultados obtidos, chegamos à conclusão de que a maioria das atividades desenvolvidas estiveram pautadas nas abordagens que pouco contribuíram na autonomia e reflexão crítica dos licenciandos. Em vista disso, este estudo aponta a necessidade de se discutir e traçar estratégias que possam modificar a realidade da formação de professores e professoras de Química inerentes às atividades experimentais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44653 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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