Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44943

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSá, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorFERREIRA, Helenice Alves-
dc.date.accessioned2022-07-04T11:50:39Z-
dc.date.available2022-07-04T11:50:39Z-
dc.date.issued2022-06-01-
dc.date.submitted2022-07-03-
dc.identifier.citationFerreira, Helenice Alves. Investigando a educação ambiental e patrimonial em uma escola estadual na cidade de Cupira-PE: realidade e desafios. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44943-
dc.description.abstractO presente trabalho buscou investigar, sob a transversalidade, percepções quanto à importância da Educação Ambiental (EA) e Patrimonial (EP) junto à equipe de professores do ensino médio em uma escola pública na cidade de Cupira-PE. A abordagem da pesquisa é qualitativa, e aplicada com objetivo exploratório. A coleta de dados ocorreu com a utilização da entrevista semiestruturada à equipe de professores ativos nas disciplinas de Sociologia, História, Química e Biologia. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2000). Os resultados mostraram, em relação a educação ambiental, que alguns professores não tiveram formação inicial ou continuada sobre a temática e trabalham mais questões locais voltadas aos resíduos sólidos, quanto a educação patrimonial, nenhum dos entrevistados chegaram a visitar os dois sítios arqueológicos existentes na cidade, além de não trabalharem sobre eles na sala de aula. Os entrevistados reconhecem a potencialidade que a EA e a EP têm para a comunidade local, entretanto, são pouco trabalhadas na sala de aula.pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.subjectEducadorespt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleInvestigando a educação ambiental e patrimonial em uma escola estadual na cidade de Cupira-PE: realidade e desafios.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Andréia Severina da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3488164654830675pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448408582167245pt_BR
dc.description.abstractxThe present work sought to investigate, under the transversality, perceptions regarding the importance of environmental (EE) and patrimonial (EP) education with the team of high school teachers in a public school in the city of Cupira-PE. The research approach is qualitative, and applied with an exploratory objective. Data collection took place through the use of semi-structured interviews with the team of active teachers in the disciplines of Sociology, History, Chemistry and Biology. Bardin's (2000). The results showed, in relation to environmental education, that some teachers did not have initial or continuing training on the subject and work more on local issues focused on solid waste, as for heritage education, none of the interviewees came to visit the two existing archaeological sites in the city, in addition to not working on them in the classroom. Respondents recognize the potential that EE and EP have for the local community, as well as the need to safeguard these cultural assets.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0023797117528763pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia - Helenice Alves Ferreira - Química-Licenciatura.pdf2,73 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons