Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44943
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sá, Roberto Araújo | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Helenice Alves | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-04T11:50:39Z | - |
dc.date.available | 2022-07-04T11:50:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-01 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-03 | - |
dc.identifier.citation | Ferreira, Helenice Alves. Investigando a educação ambiental e patrimonial em uma escola estadual na cidade de Cupira-PE: realidade e desafios. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44943 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho buscou investigar, sob a transversalidade, percepções quanto à importância da Educação Ambiental (EA) e Patrimonial (EP) junto à equipe de professores do ensino médio em uma escola pública na cidade de Cupira-PE. A abordagem da pesquisa é qualitativa, e aplicada com objetivo exploratório. A coleta de dados ocorreu com a utilização da entrevista semiestruturada à equipe de professores ativos nas disciplinas de Sociologia, História, Química e Biologia. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2000). Os resultados mostraram, em relação a educação ambiental, que alguns professores não tiveram formação inicial ou continuada sobre a temática e trabalham mais questões locais voltadas aos resíduos sólidos, quanto a educação patrimonial, nenhum dos entrevistados chegaram a visitar os dois sítios arqueológicos existentes na cidade, além de não trabalharem sobre eles na sala de aula. Os entrevistados reconhecem a potencialidade que a EA e a EP têm para a comunidade local, entretanto, são pouco trabalhadas na sala de aula. | pt_BR |
dc.format.extent | 44p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Educadores | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | Investigando a educação ambiental e patrimonial em uma escola estadual na cidade de Cupira-PE: realidade e desafios. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Silva, Andréia Severina da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3488164654830675 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0448408582167245 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work sought to investigate, under the transversality, perceptions regarding the importance of environmental (EE) and patrimonial (EP) education with the team of high school teachers in a public school in the city of Cupira-PE. The research approach is qualitative, and applied with an exploratory objective. Data collection took place through the use of semi-structured interviews with the team of active teachers in the disciplines of Sociology, History, Chemistry and Biology. Bardin's (2000). The results showed, in relation to environmental education, that some teachers did not have initial or continuing training on the subject and work more on local issues focused on solid waste, as for heritage education, none of the interviewees came to visit the two existing archaeological sites in the city, in addition to not working on them in the classroom. Respondents recognize the potential that EE and EP have for the local community, as well as the need to safeguard these cultural assets. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0023797117528763 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Helenice Alves Ferreira - Química-Licenciatura.pdf | 2,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons