Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44943

Share on

Title: Investigando a educação ambiental e patrimonial em uma escola estadual na cidade de Cupira-PE: realidade e desafios.
Authors: FERREIRA, Helenice Alves
Keywords: Educação Ambiental; Educação Patrimonial; Educadores; Formação
Issue Date: 1-Jun-2022
Citation: Ferreira, Helenice Alves. Investigando a educação ambiental e patrimonial em uma escola estadual na cidade de Cupira-PE: realidade e desafios. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O presente trabalho buscou investigar, sob a transversalidade, percepções quanto à importância da Educação Ambiental (EA) e Patrimonial (EP) junto à equipe de professores do ensino médio em uma escola pública na cidade de Cupira-PE. A abordagem da pesquisa é qualitativa, e aplicada com objetivo exploratório. A coleta de dados ocorreu com a utilização da entrevista semiestruturada à equipe de professores ativos nas disciplinas de Sociologia, História, Química e Biologia. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2000). Os resultados mostraram, em relação a educação ambiental, que alguns professores não tiveram formação inicial ou continuada sobre a temática e trabalham mais questões locais voltadas aos resíduos sólidos, quanto a educação patrimonial, nenhum dos entrevistados chegaram a visitar os dois sítios arqueológicos existentes na cidade, além de não trabalharem sobre eles na sala de aula. Os entrevistados reconhecem a potencialidade que a EA e a EP têm para a comunidade local, entretanto, são pouco trabalhadas na sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44943
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Helenice Alves Ferreira - Química-Licenciatura.pdf2,73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons