Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45025

Compartilhe esta página

Título: Modelo para planejamento integrado de vendas e operações em uma indústria de serviços logísticos utilizando abordagem multimetodologia
Autor(es): SILVA, Jônatas da Veiga
Palavras-chave: Engenharia de Produção; Estratégia; Planejamento integrado; Serviços logísticos; Modelo de decisão
Data do documento: 31-Mar-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Jônatas da Veiga. Modelo para planejamento integrado de vendas e operações em uma indústria de serviços logísticos utilizando abordagem multimetodologia. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: A definição da estratégia possui papel percussor para todas as demais decisões da organização. As decisões futuras assumem o papel de refletir, ou materializar o conteúdo da estratégia organizacional. No âmbito dos negócios, o desempenho pode ser facilmente comprometido em função da incorreta leitura estratégica. Particularmente, as decisões tomadas no contexto de vendas, isto é, na fase inicial da cadeia de valor, representam um dos principais grupos responsáveis por traduzir a estratégia de negócio em resultados. O planejamento integrado de vendas e operações (S&OP) constitui-se uma ferramenta útil para o desenvolvimento de planos táticos que visam orientar o negócio a fim de obter vantagem competitiva, de modo que os objetivos estratégicos do negócio são colocados em efeito. No contexto das indústrias de serviços logísticos, não são muitos os estudos desenvolvidos para subsidiar o uso efetivo do S&OP. Por esta razão, a presente pesquisa tem a finalidade de elaborar, a partir de uma abordagem multimetodologia, um modelo de decisão capaz de incorporar os diretivos estratégicos do negócio e materializá-los no âmbito das decisões comerciais para a organização de interesse. Para tal desenvolvimento, o estudo se valeu de um contexto organizacional real a fim de melhores recursos para analíticos. O modelo proposto deve prover apoio ao processo de planejamento integrado das operações e de vendas, a partir do desdobramento das estratégias comerciais e sua tradução na determinação dos conjuntos focais para tratativa comercial que permitem fundamentação para conversão assertiva de tais estratégias em ações nos níveis operacionais para as principais funções da organização. Por fim, observou-se relevantes contribuições para a organização selecionada na provisão de maior orientação estratégica e eficiência na alocação de recursos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45025
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jônatas da Veiga Silva.pdf2,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons