Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47096

Compartilhe esta página

Título: Estudo e avaliação da redução dos custos logísticos: estudo de caso em uma empresa alimentícia
Autor(es): MOZ, Marcelo Gomes
Palavras-chave: Engenharia Mecânica; Custos logísticos; Lote econômico de compra; Taxa de frete
Data do documento: 1-Jul-2019
Citação: MOZ, Marcelo Gomes. Estudo e avaliação da redução dos custos logísticos: estudo de caso em uma empresa alimentícia. 2019. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Em um cenário de elevada concorrência no mercado atual, as empresas buscam alternativas para explorar ao máximo vantagens para se manterem mais competitivas em relação as outras. Entre essas maneiras, se faz necessário uma gestão eficaz dos custos logísticos que são englobados por três atividades principais: aquisição de itens, manutenção de estoque e transporte. Nesse contexto, o presente trabalho realizou um estudo dos custos envolvidos na tomada de decisão dos lotes pedidos ao comprador e fornecedor de uma empresa alimentícia do estado de Pernambuco. De forma mais específica, explanou a metodologia do Lote Econômico de Compra (LEC) observando o comportamento dos custos envolvidos com o lote, além de uma análise da prática do frete na empresa em questão, pontuando as principais características como tipo de veículo e tipo de acordo. Ademais, por meio de análise por métodos propostos na literatura, foi avaliado a implementação do custo de transporte na metodologia da determinação do lote econômico de compra e foi verificado que a implementação desses custos tem influência na tomada de decisão quanto ao lote ótimo a ser escolhido, bem como uma redução anual nos custos logísticos da empresa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47096
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons