Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47096

Comparte esta pagina

Título : Estudo e avaliação da redução dos custos logísticos: estudo de caso em uma empresa alimentícia
Autor : MOZ, Marcelo Gomes
Palabras clave : Engenharia Mecânica; Custos logísticos; Lote econômico de compra; Taxa de frete
Fecha de publicación : 1-jul-2019
Citación : MOZ, Marcelo Gomes. Estudo e avaliação da redução dos custos logísticos: estudo de caso em uma empresa alimentícia. 2019. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : Em um cenário de elevada concorrência no mercado atual, as empresas buscam alternativas para explorar ao máximo vantagens para se manterem mais competitivas em relação as outras. Entre essas maneiras, se faz necessário uma gestão eficaz dos custos logísticos que são englobados por três atividades principais: aquisição de itens, manutenção de estoque e transporte. Nesse contexto, o presente trabalho realizou um estudo dos custos envolvidos na tomada de decisão dos lotes pedidos ao comprador e fornecedor de uma empresa alimentícia do estado de Pernambuco. De forma mais específica, explanou a metodologia do Lote Econômico de Compra (LEC) observando o comportamento dos custos envolvidos com o lote, além de uma análise da prática do frete na empresa em questão, pontuando as principais características como tipo de veículo e tipo de acordo. Ademais, por meio de análise por métodos propostos na literatura, foi avaliado a implementação do custo de transporte na metodologia da determinação do lote econômico de compra e foi verificado que a implementação desses custos tem influência na tomada de decisão quanto ao lote ótimo a ser escolhido, bem como uma redução anual nos custos logísticos da empresa.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47096
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Mecânica



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons