Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47538

Compartilhe esta página

Título: Desafio analítico na identificação, quantificação e caracterização das catinonas sintéticas no contexto forense.
Autor(es): MARANHÃO, Gabriel Braga de Albuquerque
Palavras-chave: NSP; Catinonas sintéticas; Técnicas analíticas
Data do documento: 8-Nov-2022
Citação: MARANHÃO, Gabriel. Desafio analítico na identificação, quantificação e caracterização das catinonas sintéticas no contexto forense. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A emergência das novas substâncias psicoativas (NSP) é um problema bastante complexo no contexto atual. Do ponto de vista analítico forense, uns dos maiores desafios é a correta identificação e quantificação das NSP, uma vez que o desenvolvimento das metodologias analíticas não acompanha a velocidade com que elas aparecem no mercado. Isso se deve principalmente à enorme quantidade de mudanças nas moléculas em um curto espaço de tempo e à falta de padrões de referência certificados. As diferentes formas em que as novas substâncias podem se apresentar também é um fator que dificulta as análises, uma vez que as drogas podem se encontrar em diferentes estados da matéria e em diferentes tipos de matrizes. Um dos grupos de NSP de maior representatividade, tanto no contexto mundial como no nacional, é o das catinonas sintéticas, sendo que os desafios analíticos para análise desse grupo se relacionam com: dificuldade de se estabelecer metodologias analíticas confiáveis para identificação, quantificação e caracterização, dada a velocidade de emergência de novos compostos; semelhanças estruturais com outras substâncias, como as do grupo das anfetaminas; possibilidade de isomeria posicional e óptica; possibilidade de análise em matrizes complexas, falta de padrões de referência, dentre outros. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo principal propor uma revisão bibliográfica sobre os desafios analíticos associados à detecção, quantificação e caracterização das catinonas sintéticas, explorando os avanços do ponto de vista analítico-forense e demonstrando o que vem sendo desenvolvido a nível de metodologia analítica, destrinchando diferentes possibilidades de técnicas para análise presuntiva e confirmatória das substâncias em diferentes matrizes. A viabilidade de metodologias analíticas já bem estabelecidas na análise forense de drogas de abuso clássica, como testes colorimétricos para análise presuntiva e técnicas cromatográficas associadas a diversos detectores, também foi discutida.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47538
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gabriel Braga de Albuquerque Maranhão.pdf910.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons