Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47945
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Ricardo Lima | - |
dc.contributor.author | LIMA, Laís Natália Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-24T23:12:24Z | - |
dc.date.available | 2022-11-24T23:12:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-08 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-22 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Laís. O ensino de funções orgânicas a partir de uma abordagem sequencial sobre corantes alimentícios. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura)- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47945 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho foi desenvolvida uma Sequência Didática intitulada “Que cor é essa na minha comida?”, tendo como objetivo pautar discussões que abordassem as funções orgânicas aos corantes alimentícios, entendendo que esta abordagem pode traçar relações com o cotidiano do aluno. Tal recurso pode ser explorado para o desenvolvimento de um ensino contextualizado, que motive e engaje o aluno para o aprender. Desta forma, a Sequência Didática foi implementada na modalidade remota, sob a estruturação de cinco aulas em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do interior de Pernambuco. Teve por objetivo a investigação das contribuições dessa proposta na consolidação do processo de ensino e aprendizagem de funções orgânicas. Tal conteúdo é por vezes pautado na memorização, levando ao desinteresse do estudante em buscar entender o assunto. Assim, tentando modificar tais abordagens, a Sequência Didática elaborada e aplicada nesta intervenção compreendeu os seguintes aspectos: (1) Socialização e revisão do conteúdo, uma vez que os alunos que compuseram o corpo de participantes desta pesquisa já detinham conhecimento sobre o tema; (2) Utilização de um jogo de cartas; (3) Discussão sobre a legislação que rege o uso de corantes alimentícios; (4) Atividade em grupo para pesquisas autônomas; e (5) Resolução de um questionário para sondar as concepções e aprendizados construídos pelos alunos. Os dados obtidos mediante esta intervenção demonstraram que a proposta favorece a reflexão e o engajamento dos alunos, que aumentaram sua participação à medida que entendiam a aproximação do conteúdo à sua realidade, isto é, da compreensão de como a química pode agregar a sua percepção do cotidiano. | pt_BR |
dc.format.extent | 46p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Funções orgânicas | pt_BR |
dc.subject | Corantes alimentícios | pt_BR |
dc.subject | Cotidiano e contextualização | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.title | O ensino de funções orgânicas a partir de uma abordagem sequencial sobre corantes alimentícios. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/4246988110381050 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8569508557507316 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this work, a Didactic Sequence entitled “What color is this in my food?” was developed, aiming to guide discussions that link organic functions to food colorings, understanding that this approach can trace relationships with the student's daily life. Such a resource can be explored for the development of a contextualized teaching, which motivates and engages the student to learn. In this way, the Didactic Sequence was implemented in the remote modality, under the structuring of five classes in a 3rd year high school class of a public school in the interior of Pernambuco. Its objective was to investigate the contributions of the proposal in the consolidation of the teaching and learning process of organic functions. Such content is sometimes guided by memorization, leading to the student's disinterest in seeking to understand the subject. Thus, in an attempt to modify such approaches, the Didactic Sequence developed and applied in this intervention comprised the following aspects: (1) Socialization and content review, since the students who made up the body of participants in this research already had knowledge on the subject; (2) Use of a card game; (3) Discussion of legislation governing the use of food coloring; (4) Group activity for autonomous research; and (5) Resolution of a questionnaire to evaluate the conceptions and learning built by the students. The obtained data through this intervention showed that the proposal favors the reflection and engagement of students, who increased their participation as they understood the approach of the content to their reality, that is, the presence of chemistry in their quotidian. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Laís Natália Rodrigues de Lima.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons