Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47945
Compartilhe esta página
Título: | O ensino de funções orgânicas a partir de uma abordagem sequencial sobre corantes alimentícios. |
Autor(es): | LIMA, Laís Natália Rodrigues de |
Palavras-chave: | Funções orgânicas; Corantes alimentícios; Cotidiano e contextualização; Ensino de química |
Data do documento: | 8-Nov-2022 |
Citação: | LIMA, Laís. O ensino de funções orgânicas a partir de uma abordagem sequencial sobre corantes alimentícios. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura)- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | Neste trabalho foi desenvolvida uma Sequência Didática intitulada “Que cor é essa na minha comida?”, tendo como objetivo pautar discussões que abordassem as funções orgânicas aos corantes alimentícios, entendendo que esta abordagem pode traçar relações com o cotidiano do aluno. Tal recurso pode ser explorado para o desenvolvimento de um ensino contextualizado, que motive e engaje o aluno para o aprender. Desta forma, a Sequência Didática foi implementada na modalidade remota, sob a estruturação de cinco aulas em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do interior de Pernambuco. Teve por objetivo a investigação das contribuições dessa proposta na consolidação do processo de ensino e aprendizagem de funções orgânicas. Tal conteúdo é por vezes pautado na memorização, levando ao desinteresse do estudante em buscar entender o assunto. Assim, tentando modificar tais abordagens, a Sequência Didática elaborada e aplicada nesta intervenção compreendeu os seguintes aspectos: (1) Socialização e revisão do conteúdo, uma vez que os alunos que compuseram o corpo de participantes desta pesquisa já detinham conhecimento sobre o tema; (2) Utilização de um jogo de cartas; (3) Discussão sobre a legislação que rege o uso de corantes alimentícios; (4) Atividade em grupo para pesquisas autônomas; e (5) Resolução de um questionário para sondar as concepções e aprendizados construídos pelos alunos. Os dados obtidos mediante esta intervenção demonstraram que a proposta favorece a reflexão e o engajamento dos alunos, que aumentaram sua participação à medida que entendiam a aproximação do conteúdo à sua realidade, isto é, da compreensão de como a química pode agregar a sua percepção do cotidiano. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47945 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Laís Natália Rodrigues de Lima.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons