Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48024

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSILVA, Marcos Antonio Ferreira da-
dc.date.accessioned2022-11-30T11:27:00Z-
dc.date.available2022-11-30T11:27:00Z-
dc.date.issued2022-11-08-
dc.date.submitted2022-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48024-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como finalidade analisar o uso da história da matemática como recurso didático para o ensino de equações quadráticas proposto por livros didáticos do Ensino Fundamental. Com vistas a aprofundar a discussão dessa temática, construímos um referencial que discute a História da Matemática enquanto recurso didático, autores como Boyer (1974), Vianna (1995), D’Ambrósio (1999), Pedroso (2010), Roque (2012) e Muniz (2020) são alguns nomes que contribuíram para realização dessa pesquisa. Abordamos o ensino de equações quadráticas, utilizando e discutindo a história por trás da resolução de equações quadráticas. A pesquisa possui caráter exploratório com uma abordagem qualitativa, resultando em um apanhado histórico sobre o desenvolvimento da resolução de equações polinomiais do segundo grau, o uso da história da matemática como recurso didático e uma análise do capítulo de equações do segundo grau de cinco livros didáticos do 9° ano do ensino fundamental aprovados no PNLD 2020. Observamos como a história da matemática está presente nos livros e verificamos que está presente em todos os livros, mesmo que de forma bem simplificada.pt_BR
dc.format.extent57p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectEquações Quadráticaspt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.titleHistória da matemática como recurso para ensino de equações quadráticas: Uma discussão sobre as propostas em livros didáticospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe present study aims to analyze the use of the history of mathematics as a didactic resource for the teaching of quadratic equations proposed by elementary school textbooks. In order to deepen the discussion of this theme, we built a framework that discusses the History of Mathematics as a didactic resource, authors such as Boyer (1974), Vianna (1995), D'Ambrósio (1999), Pedroso (2010), Roque (2012) and Muniz (2020) are some names that contributed to this research, we approach the teaching of quadratic equations, using and discussing the story behind the resolution of quadratic equations. The research has an exploratory character with a qualitative approach, resulting in a historical overview of the development of the resolution of second degree equations, the use of the history of mathematics as a didactic resource and an analysis of the second degree equations chapter of five didactic books of the 9th year of elementary school approved in PNLD 2020, we discussed how the history of mathematics is present in books and we identified that it is present in all books, even if in a very simplified way.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC MARCOS ANTONIO FERREIRA DA SILVA.pdf1,27 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons