Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48024
Share on
Title: | História da matemática como recurso para ensino de equações quadráticas: Uma discussão sobre as propostas em livros didáticos |
Authors: | SILVA, Marcos Antonio Ferreira da |
Keywords: | História da matemática; Equações Quadráticas; Ensino e Aprendizagem |
Issue Date: | 8-Nov-2022 |
Abstract: | O presente trabalho tem como finalidade analisar o uso da história da matemática como recurso didático para o ensino de equações quadráticas proposto por livros didáticos do Ensino Fundamental. Com vistas a aprofundar a discussão dessa temática, construímos um referencial que discute a História da Matemática enquanto recurso didático, autores como Boyer (1974), Vianna (1995), D’Ambrósio (1999), Pedroso (2010), Roque (2012) e Muniz (2020) são alguns nomes que contribuíram para realização dessa pesquisa. Abordamos o ensino de equações quadráticas, utilizando e discutindo a história por trás da resolução de equações quadráticas. A pesquisa possui caráter exploratório com uma abordagem qualitativa, resultando em um apanhado histórico sobre o desenvolvimento da resolução de equações polinomiais do segundo grau, o uso da história da matemática como recurso didático e uma análise do capítulo de equações do segundo grau de cinco livros didáticos do 9° ano do ensino fundamental aprovados no PNLD 2020. Observamos como a história da matemática está presente nos livros e verificamos que está presente em todos os livros, mesmo que de forma bem simplificada. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48024 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC MARCOS ANTONIO FERREIRA DA SILVA.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License