Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48024

Share on

Title: História da matemática como recurso para ensino de equações quadráticas: Uma discussão sobre as propostas em livros didáticos
Authors: SILVA, Marcos Antonio Ferreira da
Keywords: História da matemática; Equações Quadráticas; Ensino e Aprendizagem
Issue Date: 8-Nov-2022
Abstract: O presente trabalho tem como finalidade analisar o uso da história da matemática como recurso didático para o ensino de equações quadráticas proposto por livros didáticos do Ensino Fundamental. Com vistas a aprofundar a discussão dessa temática, construímos um referencial que discute a História da Matemática enquanto recurso didático, autores como Boyer (1974), Vianna (1995), D’Ambrósio (1999), Pedroso (2010), Roque (2012) e Muniz (2020) são alguns nomes que contribuíram para realização dessa pesquisa. Abordamos o ensino de equações quadráticas, utilizando e discutindo a história por trás da resolução de equações quadráticas. A pesquisa possui caráter exploratório com uma abordagem qualitativa, resultando em um apanhado histórico sobre o desenvolvimento da resolução de equações polinomiais do segundo grau, o uso da história da matemática como recurso didático e uma análise do capítulo de equações do segundo grau de cinco livros didáticos do 9° ano do ensino fundamental aprovados no PNLD 2020. Observamos como a história da matemática está presente nos livros e verificamos que está presente em todos os livros, mesmo que de forma bem simplificada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48024
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC MARCOS ANTONIO FERREIRA DA SILVA.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons