Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48024
Compartilhe esta página
Título: | História da matemática como recurso para ensino de equações quadráticas: Uma discussão sobre as propostas em livros didáticos |
Autor(es): | SILVA, Marcos Antonio Ferreira da |
Palavras-chave: | História da matemática; Equações Quadráticas; Ensino e Aprendizagem |
Data do documento: | 8-Nov-2022 |
Abstract: | O presente trabalho tem como finalidade analisar o uso da história da matemática como recurso didático para o ensino de equações quadráticas proposto por livros didáticos do Ensino Fundamental. Com vistas a aprofundar a discussão dessa temática, construímos um referencial que discute a História da Matemática enquanto recurso didático, autores como Boyer (1974), Vianna (1995), D’Ambrósio (1999), Pedroso (2010), Roque (2012) e Muniz (2020) são alguns nomes que contribuíram para realização dessa pesquisa. Abordamos o ensino de equações quadráticas, utilizando e discutindo a história por trás da resolução de equações quadráticas. A pesquisa possui caráter exploratório com uma abordagem qualitativa, resultando em um apanhado histórico sobre o desenvolvimento da resolução de equações polinomiais do segundo grau, o uso da história da matemática como recurso didático e uma análise do capítulo de equações do segundo grau de cinco livros didáticos do 9° ano do ensino fundamental aprovados no PNLD 2020. Observamos como a história da matemática está presente nos livros e verificamos que está presente em todos os livros, mesmo que de forma bem simplificada. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARCOS ANTONIO FERREIRA DA SILVA.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons