Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48291

Compartilhe esta página

Título: Ferramenta de identificação de perigos em playgrounds baseada na ABNT NBR 16071: checklist baseado na consequência da falha
Autor(es): FEITOSA, Artur Luis Buarque
Palavras-chave: Engenharia mecânica; Segurança em playgrounds; Análise de risco; Acidentes na infância
Data do documento: 7-Dez-2020
Citação: FEITOSA, Artur Luis Buarque. Ferramenta de identificação de perigos em playgrounds baseada na ABNT NBR 16071: checklist baseado na consequência da falha. 2020. 105 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Playgrounds são, em essência, locais dedicados a brincadeiras. Compõem-se de equipamentos e áreas livres para que seus usuários possam correr, pular, escalar, escorregar: brincar. Em grupo ou individualmente e, de preferência, em segurança. Seja dentro de condomínios, shoppings, praças, escolas e quaisquer outros locais públicos ou privados, crianças representam o publico alvo dessas instalações. Elas são consideradas um grupo que não é totalmente capaz de assumir a responsabilidade pela própria segurança, e essa obrigação recai sobre os adultos que projetam, operam e fiscalizam esses ambientes. Ao poder publico cabe a determinação de normas e legislações que exigem que os playgrounds ofereçam segurança aos seus usuários, além da cobrança de que esses requisitos sejam aplicados. Fica a cargo dos projetistas e operadores instalar equipamentos e projetar áreas de lazer que, no mínimo, sigam os padrões de segurança exigidos. No Brasil, a Associação Brasileira de Normas técnicas, depois de algumas atualizações, chegou à criação da NBR 16071 que trata especificamente de playgrounds e seus equipamentos. Apesar da existência desse documento, e de outros equivalentes ao redor do mundo, acidentes em playgrounds ainda são frequentes e representam uma parcela significativa de hospitalização de crianças. Partindo da premissa de que a conformidade com a NBR é capaz de reduzir essas estatísticas, esse trabalho tem o objetivo de oferecer uma forma sistemática de aplicar as suas recomendações. É feito um levantamento da bibliografia para definir e delimitar o que definem playgrounds e seus equipamentos, assim como um resumo das descrições e orientações das normas em relação a esses itens. Também é identificado como os autores tipificam as ocorrências de acidentes em playgrounds, como eles ocorrem e quais as causas apontadas. Essas informações são comparadas a uma análise histórica de uma empresa que opera equipamentos de playground no país, e aponta em como a forma de obter registros de acidentes pode gerar conclusões diferentes sobre suas frequências e causa, além de mostrar particularidades que não podem ser generalizadas. Esses dados também evidenciam a necessidade de uma análise completa e individual de cada item, para que os esforços em aumentar a segurança seja feito de forma mais direcionada. O checklist proposto contribui pra esse tipo de análise, destacando os pontos que deveriam ser priorizados para um aumento efetivo na segurança dos usuários.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48291
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ARTUR LUIS BUARQUE FEITOSA.pdf5,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons